TikTok em alta: Empreendedores devem apostar na rede para vender mais na Black Friday, diz pesquisa
Levantamento da Nuvemshop mostra que aplicativo cresceu 50% no gosto dos pequenos e médios lojistas para divulgar produtos e promoções
Uma das datas mais esperadas do varejo, a Black Friday será realizada em 25 de novembro, e muitos empreendedores já estão preparando suas estratégias para se destacar na data. Dúvida sobre onde divulgar seus produtos na Black Friday 2022? Uma nova pesquisa pode ter um bom insight. Segundo levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce com 100 mil lojas ativas, o TikTok foi a rede social que mais ganhou destaque para a data em comparação a 2021, com aumento de 50% na estratégia dos empreendedores.
Neste ano, 28% dos que ofertam seus produtos em lojas virtuais planejam utilizar o aplicativo para divulgar as suas ações e atrair vendas. O estudo mostra que a rede social está equiparando sua relevância ao e-mail marketing, ferramenta mais tradicional para a divulgação de ações e promoções, que deve ser usada por 30% dos negócios. A plataforma chinesa registrou crescimento de usuários durante a pandemia. No último trimestre de 2019, o TikTok foi baixado 199,4 milhões de vezes, enquanto nos primeiros três meses de 2020, com o avanço da covid-19 no mundo, foram 315 milhões de downloads, segundo a consultoria SensorTower.
“Os empreendedores estão cada vez mais preocupados em acompanhar as tendências digitais e as utilizam para impulsionar as vendas dos negócios. Observamos que as redes sociais mais focadas em vídeos dinâmicos e curtos estão sendo cada vez mais exploradas pelos empreendedores, porque é uma forma divertida de apresentar detalhes dos produtos e dicas de uso, algo mais difícil de realizar em apenas uma foto de divulgação”, explica Luiz Natal, gerente de desenvolvimento da Nuvemshop.
O levantamento, que foi feito a partir da base de lojistas de pequeno e médio porte da Nuvemshop no mês de agosto, indica que as redes sociais serão adotadas como os principais meios de comunicação entre empreendedores e potenciais clientes para o período. Além do TikTok, 96% dos participantes declararam que devem usar o Instagram; 68%, o WhatsApp; e 63%, o Facebook para divulgar seus produtos neste ano.
A pesquisa também questionou a base de lojistas sobre a divulgação de promoções especiais para a data. Entre os resultados: 18% afirmaram que vão realizar live commerce (venda online durante transmissão de vídeo ao vivo) — crescimento de 200% em comparação com ano passado — e 19% pretendem contratar influenciadores digitais para alcançar um público maior, uma alta de 280% ante 2021.