Campos Neto se compromete a acelerar regulamentação do marco do cooperativismo

A lei que atualiza regras das cooperativas de crédito entrou em vigor na semana passada

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, se comprometeu a tentar acelerar o máximo possível a regulamentação do novo marco legal do cooperativismo, sancionado na semana passada. A declaração foi dada na abertura do evento “Modernização da Lei Complementar 130/2009”, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Segundo o diretor de Fiscalização do BC, Paulo Souza, a lei já permite algumas flexibilizações demandadas pelo setor, como questões de recursos de municípios e o conservadorismo em regras de capital. “Parece que foi ontem que entregamos o projeto (2020), passamos pela pior crise da história e o cooperativismo deu um show. Mesmo sem o marco, desde o início dessa experiência, a participação do cooperativismo no crédito, avançou 30%.”

No evento, Campos Neto destacou que o cooperativismo vem ganhando relevância na oferta de crédito para pessoas físicas e micro, pequenas e médias empresas. Ele citou dados de junho e ressaltou que, em 12 meses, o crescimento da carteira nacional de crédito cooperativo cresceu 29%, superior ao avanço do sistema financeiro como um todo, de 17%.

“Temos constatado de forma recorrente que crescimento do setor ocorre acima de outros segmentos. Fizemos medidas importantes para que a cooperativa tivesse acesso à captação”, disse. “E o mais importante é que esse crescimento se dá de forma consistente e estruturada, com educação e inclusão financeira”, completou.

O presidente do BC ainda afirmou que a autarquia atuou pela aprovação do novo marco legal do cooperativismo, promulgado recentemente e que a lei faz parte do esforço do órgão para o desenvolvimento do setor. Em sua avaliação, a nova legislação também contribui para que o sistema esteja pronto para as transformações no ambiente financeiro, com mais competição e inovação.

“A promulgação representa um passo importante na trajetória de sucesso do cooperativismo”, considerou. “Esperamos uma significativa ampliação das atividades do cooperativismo de crédito”, acrescentou.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte revistapegn
você pode gostar também