Conselho de Segurança Pública apresenta projeto Todos pela vida – Cidades Seguras

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 23, no Palácio Araguaia, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), juntamente com as demais forças de segurança do Estado, apresentou o projeto “Todos pela Vida – Cidades Seguras” que visa promover a gestão conjunta de ações com foco na redução dos indicadores de crimes violentos letais intencionais e crimes contra o patrimônio.

A apresentação do projeto ocorreu por ocasião da XII reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conesp). O Todos pela Vida – Cidades Seguras é fruto de um minucioso trabalho estatístico de incidência criminal feito em todo o Tocantins e elaborado com a participação da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e demais atores das instituições que integram a área de segurança e gestão prisional do Estado.

Na ocasião, o secretário da Segurança Pública Wlademir Costa frisou a importância do evento e da participação de todos os representantes da área da segurança pública para a efetiva aplicabilidade do programa. O gestor ainda atualizou os participantes sobre assuntos deliberados durante o Encontro Nacional dos Secretários de Segurança Pública, que ocorreu em Foz do Iguaçu (PR).

“A reunião do Conesp é um dos momentos em que os representantes das forças de segurança e da sociedade civil se reúnem a fim de alinhar e debater ações estratégicas, o projeto Todos pela Vida que é fruto de uma construção coletiva e visa promover mais segurança à população. Assim passamos a ter um direcionamento no sentido de fortalecer as bases de uma sociedade mais livre e justa que foca no fortalecimento da paz social. A Segurança Pública vem unindo forças com todos as outras instituições envolvidas para que possamos ter um planejamento ainda mais adequado para o Tocantins”, destacou o secretário.

O secretário-executivo do Conesp e superintendente adjunto de Segurança Integrada, delegado Ricardo Real, explicou sobre as características, aplicabilidade e as nuances do projeto e reforçou que as forças de segurança, com a efetiva participação da sociedade civil, estão no caminho certo no que tange aos esforços conjuntos.

“A reunião foi muito importante com a tomada de decisões relevantes, a apresentação do projeto e a aprovação de alterações que serão implementadas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Algumas decisões estratégicas alinhadas hoje terão reflexo a curto prazo na sensação de segurança de toda a população do Tocantins”, frisou Ricardo Real.

Nessa mesma linha, o delegado-geral da Polícia Civil Claudemir Luiz Ferreira elogiou o resultado da reunião e destacou a intensa participação de todos os presentes. “Esse foi um encontro muito produtivo, onde pudemos explicar as ações a serem implementadas e ouvir as demandas da sociedade civil. Importante lembrar que o plano de enfrentamento à criminalidade parte de uma análise de dados que possibilitou termos uma noção real da posição que o Tocantins ocupa no cenário nacional e a partir daí, elaborar medidas conjuntas com as demais forças para reduzir a incidência da criminalidade”, pontuou o delegado-geral.

O subchefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), coronel Marizon Marques, afirmou que o encontro superou as expectativas, uma vez que foram abordados assuntos que vão ao encontro dos interesses da população. “A união das forças de segurança demonstra o comprometimento e também o fortalecimento das ações que visam o bem estar comum que é a segurança de todos os tocantinenses. Desse modo, a Polícia Militar está unida com as demais forças para trazer mais paz e tranquilidade a toda a população”, frisou o coronel.

Também presente à reunião, o coronel Gerson Queiroz de Ornelas, chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, disse que a reunião fortalece as ações que precisam ser tomadas. “Discutir e debater o que é melhor para o cidadão faz parte das estratégias que as forças de segurança, junto aos demais órgãos e a sociedade civil, têm adotado no sentido de prestar um serviço com ainda mais qualidade a todos. Quando sentamos e ouvimos as demandas, podemos traçar estratégias que são necessárias para resolver os problemas apontados”, reforçou o coronel.

Presentes

A reunião também contou as presenças da superintendente de Segurança Integrada da SSP-TO, delegada Maria de Fátima Holanda Ubaldo, do superintendente de Inteligência e Estratégia da SSP, delegado Emerson Francisco de Moura, da diretora de Polícia do Interior, delegada Ana Carolina Marinho Coelho, da superintendente adjunta de Inteligência da SSP, delegada Luciana Coelho Midlej, da delegada Lorena Ribeiro Oyama, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), bem como demais representantes das forças de segurança e sociedade civil.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte portalstylo
você pode gostar também