McDonald’s começa a reabrir na Ucrânia
Plano de retomada começa por alguns restaurantes em Kiev no oeste do país
Depois de fechar seus restaurantes na Ucrânia há seis meses por causa da invasão russa, o McDonald’s está começando a reabrir em partes do país.
“Decidimos instituir um plano em fases para reabrir alguns restaurantes em Kiev e no oeste da Ucrânia”, escreveu Paul Pomroy, vice-presidente sênior corporativo de mercados internacionais, em uma nota publicada no site da empresa nesta quinta-feira (11).
O McDonald’s tem quase 110 restaurantes na Ucrânia. A cadeia continuou a pagar seus funcionários no país, apesar dos fechamentos.
“Nos próximos meses, começaremos a trabalhar com fornecedores para levar produtos aos restaurantes, preparando as propriedades físicas para atender os clientes, trazendo equipes e funcionários de restaurantes de volta ao local e implementando procedimentos e protocolos aprimorados para apoiar a segurança de nosso pessoal. e clientes”, disse Pomroy.
A decisão foi tomada depois de conversar com autoridades ucranianas, especialistas em segurança e fornecedores, acrescentou.
O McDonald’s foi uma das várias empresas globais que interromperam as operações na Ucrânia devido ao conflito. Em sua carta, Pomroy observou que outras empresas também reabriram em Kiev e no oeste da Ucrânia.
A guerra levou o McDonald’s a fechar permanentemente seus restaurantes russos, que tiveram as operações pausadas em março.
Em maio, a empresa disse que venderia seus restaurantes na Rússia, dizendo na época que a “crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e o ambiente operacional imprevisível precipitado levaram o McDonald’s a concluir que a propriedade continuada do negócio na Rússia é não é mais sustentável, nem é consistente com os valores do McDonald’s”. A empresa não tem planos de voltar a entrar nesse mercado.
As centenas de lojas russas foram vendidas para um operador de franquia local, que começou a reabri-las com um novo nome, “Vkusno & Tochka”, que em inglês significa “saboroso e pronto”, juntamente com uma nova marca.