Rubens Barbosa: Não se sabe se acordo entre Rússia e Ucrânia será cumprido
Especialista CNN em relações internacionais comentou, nesta terça-feira (26), os impactos econômicos da guerra no Leste Europeu
O ataque da Rússia à cidade portuária ucraniana de Odessa pode inviabilizar o acordo de retomada das exportações de grãos a partir da região do Mar Negro, mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Especialista CNN em relações internacionais Rubens Barbosa comentou a escassez global de alimentos e outros impactos econômicos da guerra.
Segundo Barbosa, o escoamento dos grãos presos em portos ucranianos começaria a partir do fim desta semana, mas não há garantia de que o acordo será cumprido após recentes ofensivas russas.
A guerra também afeta a produção de energia: líderes da União Europeia concordaram, nesta terça-feira (26), em cortar o uso de gás em 15% a partir do mês de agosto. Os países do bloco preparam um plano de contenção, caso a Rússia decida interromper a entrega do produto em pleno inverno.
O Especialista CNN destacou a dependência da Europa do gás russo, que compõe cerca de 40% do total do produto importado.
“Há um grande temor de que uma nova redução no fluxo de gás no Nordstream 1 – o principal gasoduto que leva gás da Rússia para a Alemanha – possa afetar a economia. Não é só uma ameaça de recessão muito grande, mas os estoques muito baixos podem afetar o inverno”, disse Barbosa.
Veja mais no vídeo acima.