Vídeo: Russos divulgam imagens de ataques feitos por helicópteros fortemente armados
Essas imagens pretendem mostrar helicópteros de ataque russos supostamente realizando operações de combate na Ucrânia.
A filmagem aparentemente mostra helicópteros fortemente armados subindo aos céus antes de seguir em direção a alvos invisíveis e liberar suas munições.
A filmagem mostra pelo menos um helicóptero, com um ‘V’ branco na lateral, retornando à base e chegando à terra.
O ‘V’ é um dos símbolos, assim como as letras ‘Z’ e ‘O’ que podem ser vistas pintadas em veículos militares russos que participaram da invasão da Ucrânia.
O MoD russo também afirmou: “As tripulações dos helicópteros de ataque Ka-52 Alligator e dos helicópteros de ataque Mi-8AMTSh Terminator da aviação do exército do Distrito Militar Oriental continuam a realizar com sucesso as tarefas de uma operação militar especial no território da Ucrânia. Os helicópteros de ataque ‘Mi-8AMTSh’ Terminator ‘são uma variante especial do helicóptero Mi-8AMT, que é mais comumente usado como um helicóptero de transporte militar. Seu armamento é semelhante ao do caça Mi-24 e também é equipado com mais blindagem.
O Ministério da Defesa russo também afirmou em sua declaração em russo: ‘O Ka-52 ‘Alligator’ é um helicóptero para apoio próximo às tropas no campo de batalha, capaz de atacar quaisquer alvos usando meios modernos de detecção e designação de alvos. Ele pode resolver as tarefas de garantir a segurança das colunas de transporte e operações de pouso, bem como cobertura aérea para quaisquer ações ofensivas de unidades terrestres.
‘A principal característica do Mi-8AMTSh, que o distingue de outras versões deste tipo de helicóptero, é o armamento. Além de duas metralhadoras PKT de 7,62 mm, dependendo da natureza das tarefas executadas, mísseis guiados antitanque ‘Shturm-V’ ou ‘Ataka’, unidades com foguetes não guiados S-8 de 80 mm, contêineres com 23 -mm GSh-23, pendure quatro bombas pesando 250 quilos ou duas de 500 quilos cada. Para proteger contra aeronaves e helicópteros voando baixo, o Mi-8AMTSh usa mísseis Igla-V. ‘
A declaração do Ministério da Defesa russo também cita um comandante da tripulação de um helicóptero Ka-52, que é nomeado apenas como Alexander, dizendo: “A tarefa foi definida para destruir veículos blindados inimigos. A tripulação lidou com a tarefa soberbamente – os veículos blindados foram rapidamente encontrados e destruídos.’
Ele também é citado dizendo: ‘Agora o inimigo está se escondendo cada vez mais nas florestas, nas ravinas, mas ainda os encontramos.
“O sistema permite que você encontre e destrua alvos inimigos sob quaisquer condições climáticas”, disse Denis, navegador-operador da tripulação do helicóptero Mi-8AMTSh. – Devemos sempre cobrir os nossos, ajudá-los. Eles funcionam, e nós os cobrimos.’