SP, BH e Porto Alegre podem receber 5G ainda em julho, diz superintendente da Anatel

Vinicius Caram afirmou que, para que seja possível a liberação do sinal, as cidades devem estar com os preparativos concluídos

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Em entrevista à CNN, nesta quarta-feira (6), Vinicius Caram, superintendente de outorga da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), afirmou que as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre podem receber o sinal do 5G ainda no mês de julho, desde que todos os preparativos estejam concluídos.

“Se, todas as atividades estiverem concluídas, talvez tenhamos novidades para liberar essas cidades ainda no mês de julho e as próximas capitais no mês de agosto. Mas queremos levar o 5G para todas as cidades brasileiras. Começando pelas capitais, depois as cidades acima de 500 mil habitantes e depois as cidades acima de 200 mil habitantes, até concluirmos o cronograma”.

Nesta quarta-feira, a tecnologia 5G chegou a Brasília, a primeira cidade do país a receber a tecnologia “full 5G”, que é a experiência completa desse sinal. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro.

Além disso, Caram avaliou o primeiro dia do 5G em Brasília. O superintendente considerou como “uma experiência muito boa”.

“O potencial do 5G vai além do usuário, ele vai para a indústria, telecomunicações. A conectividade é a base de crescimento econômico do país. Esperamos que o 5G traga crescimento de 1% ao PIB e crescimento para o agronegócio de mais de R$ 100 bilhões no curto prazo”, afirmou.

Hoje, em algumas cidades do Brasil, utiliza-se o padrão Compartilhamento Dinâmico de Espectro (DSS, da sigla em inglês), que apesar de oferecer uma melhor qualidade, usa a frequência já existente do 4G, que é o que acontece na maioria dos países, de acordo com a Ookla, empresa responsável por analisar as métricas de desempenho de acesso à internet no mundo.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que 67 modelos de celular estão aptos a realizar a conexão com a rede 5G.

Veja mais no vídeo acima.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte cnnbrasil
você pode gostar também