Fechamento de mercado: Ibovespa recua com cenário global adverso

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Após uma abertura em alta da bolsa brasileira nesta quarta-feira (29), os investidores voltaram a adotar postura mais cautelosa sob estresse do cenário global e ainda preocupados com a trajetória fiscal do País. No fim, o Ibovespa-0,77% tinha baixa de 0,96%, aos 99.622 pontos e giro financeiro de R$ 20 bilhões. No câmbio, o dólar subiu no exterior, mas recuou 1,4% frente ao real, aos R$ 5,19.

A sessão de hoje foi de volatilidade para os ativos em meio à uma série de depoimentos de autoridades monetárias e em dia de Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano. Mais cedo, as bolsas da Europa recuaram após leitura de indicadores na região. Entre os pronunciamentos, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse ser improvável que a zona do euro retome ao cenário de inflação anterior à pandemia do Covid-19.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, foi divulgado a terceira e última leitura do PIB do primeiro trimestre, que apresentou contração anualizada de 1,6%, pouco pior que a mediana estimada de -1,5%, com dados de serviços mais fracos. Além disso, Jerome Powell, presidente do Fed (banco central norte-americano), também falou e manteve seu otimismo quanto um provável pouso suave da economia dos EUA diante do ciclo de aperto monetário.

Contudo, Powell reforçou que o Fed deve manter uma postura mais agressiva, uma vez que não é possível assumir que as expectativas de inflação estão ancoradas. Disse ainda que é provável que “alguma dor”, do ponto de vista econômico, aconteça em resposta ao processo de elevação de juros, mas que seria mais grave fracassar em combater a inflação.

Neste cenário, as bolsas dos EUA operaram em baixa durante o dia, mas acabaram mostrando alguma reação no fim desta quarta-feira, encerrando sem direção.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte einvestidor
você pode gostar também