Macron consolida favoritismo em eleição na França com desempenho combativo em debate
Pesquisa aponta que o atual presidente convenceu a maioria dos telespectadores, ainda que tenha sido considerado arrogante
O presidente da França, Emmanuel Macron, superou um obstáculo importante no caminho para a reeleição, com um desempenho combativo em um debate televisivo contra a candidata de extrema-direita Marine Le Pen. Segundo uma pesquisa, Macron convenceu a maioria dos telespectadores ainda que tenha sido considerado arrogante.
Le Pen foi percebida como mais cortês e composta do que no duelo anterior, em 2017, que também foi transmitido pela TV. Já o atual ocupante do Palácio do Eliseu partiu para a ofensiva sobre os laços da candidata com a Rússia, seus planos para a economia e sua política para a União Europeia.
A poucos dias para a votação decisiva, cerca de 59% dos espectadores acharam que Macron foi o mais convincente no debate, de acordo com uma pesquisa instantânea da BFM TV.
O resultado sugere que o embate de quase três horas não vai alterar o curso da eleição, segundo analistas, e Macron aparece à frente na corrida eleitoral em todas as pesquisas divulgadas até o momento (elas também têm mostrado um crescimento da vantagem de Macron sobre Le Pen).
Na ofensiva durante a maior parte do debate, o presidente francês desferiu o ataque mais contundente ao abordar um empréstimo de um banco russo ao partido de Le Pen, para sua campanha eleitoral de 2017, quando foi derrotada pelo mesmo rival deste ano.