Aplicativos disponíveis no Google Play podem ter roubado os dados de 60 milhões de usuários

Os aplicativos contêm um código que pode coletar a localização precisa de um usuário, além de dados como e-mail e números de telefone; estima-se que o código esteja presente em apps baixados por 60 milhões de celulares

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Google retirou dezenas de apps da sua loja oficial de aplicativos, a Google Play. A companhia descobriu que esses apps estariam coletando dados secretamente, segundo reportagem do The Wall Street Journal. A lista inclui aplicativos meteorológicos e de radares rodoviários. Há também scanners de QR-codes e aplicativos religiosos de oração.

Os aplicativos excluídos contêm um código que pode coletar a localização precisa de um usuário, além de outros dados como e-mail e números de telefone. Segundo a reportagem, o código foi desenvolvido pela Measurement Systems, que negou as acusações. Foi descoberto pelos pesquisadores Serge Egelman, da Universidade de Berkeley, e Joel Reardon, da Universidade de Calgary, que divulgaram suas descobertas aos reguladores federais e ao Google. Estima-se que o código estivesse presente em aplicativos baixados por pelo menos 60 milhões de dispositivos móveis.

A Measurement Systems teria pago a desenvolvedores para adicionar o código aos apps. Além disso, forneceria também informações detalhadas sobre a base de usuários. “Um banco de dados mapeando o e-mail e o número de telefone real de um usuuário, com a localização de GPS precisa, é assustador, pois pode ser facilmente usado para atingir jornalistas, dissidentes ou rivais políticos”, disse Reardon no blog de pesquisa AppCensus reportado pelo site Engadget.

Em um comunicado, a Measurement Systems disse ao The Wall Street Journal por e-mail que “as alegações sobre as atividades da empresa são falsas”.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte epocanegocios
você pode gostar também