Abramovich e negociadores ucranianos têm sintomas de envenenamento, diz jornal

Magnata russo, dono do Chelsea, participou de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O oligarca russo Roman Abramovich – dono do clube inglês Chelsea – teria sido vítima de um envenenamento depois de participar de uma reunião em Kiev, na Ucrânia.

Outros dois negociadores de paz ucranianos também tiveram sintomas, segundo apuração do jornal “The Wall Street Journal”.

Eles apresentaram olhos vermelhos, lacrimejamento constante e doloroso, além de descamação da pele no rosto e nas mãos, mas agora estão bem.

Abramovich participou de negociações de paz sobre a guerra no Leste Europeu no início deste mês e, segundo o jornal, o suposto envenenamento seria uma tentativa da Rússia de sabotar os acordos para acabar com o conflito.

De acordo com o jornal, especialistas que investigaram o caso sugerem ser difícil determinar se os sintomas foram causados por agentes químicos, biológicos ou algum tipo de radiação eletromagnética.

Os Estados Unidos dizem que o risco de um ataque russo com armas químicas é “real”.

Desde a suposta tentativa de envenenamento, Abramovich e os negociadores ucranianos melhoraram e não correm risco de vida.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que se encontrou com Abramovich, não foi afetado, afirmou o The Wall Street Journal.

O suposto ataque pode ter relação com representantes da linha-dura de Moscou que querem sabotar as negociações. Abramovich está na lista dos bilionários que sofreram sanções e econômicas. É uma tentativa do Ocidente de isolar o presidente Vladimir Putin.

As negociações de forma presencial ocorreram a partir do dia 18 de fevereiro. Depois, as reuniões passaram a ser online.

Nesta terça-feira, uma nova rodada de negociação, por videoconferência, deve ocorrer a partir da Turquia.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte band
você pode gostar também