WhatsApp GB: o que é e como funciona o app pirata que causou o banimento de usuários
Nome do app 'clone' foi um dos mais comentados em redes sociais, após entrar na mira da Meta nos últimos dias
Usuários do WhatsApp GB, uma versão pirata com funções extras do app de mensagens da Meta (ex-Facebook), afirmaram que tiveram as contas bloqueadas e os números banidos pela empresa. O assunto foi um dos mais comentados em redes sociais desde a noite de segunda-feira (21).
As mensagens se dividiram entre defender e atacar quem usa a alternativa ao WhatsApp, que é exclusiva de Android. Alguns argumentaram que o GB é um desrespeito a quem usa o aplicativo oficial, por oferecer funções que não foram liberadas pela desenvolvedora.
Outro grupo defendeu a versão pirata, por ajudar quem deseja mais privacidade.
Para a sorte da maioria dos banidos, a punição é temporária e o próprio WhatsApp divulgou um guia oficial para recuperar a conta.
É um app que se conecta com uma conta de WhatsApp e funciona quase da mesma forma. Mas ele tem alguns recursos que não estão presentes na versão oficial, focados principalmente em privacidade.
Um dos mais utlizados e elogiados é a possibilidade de retirar o status online abaixo do nome do perfil. Outra função é não exibir mensagens quando o dono da conta está digitando ou gravando áudio.
O recurso mais criticado é não permitir a exclusão de mensagens enviadas para alguém que tenha WhatsApp GB.
Nos últimos anos, a Meta passou a atacar a base de usuários de aplicativos que não são autorizados pela empresa, como o WhatsApp 2 e o Plus.
No site oficial do WhatsApp, a empresa ressalta que usar apps piratas é “uma violação” dos Termos de Serviços, e representa o risco de ter os dados pessoais coletados por terceiros.
A boa notícia para a grande maioria dos usuários banidos é que a punição não é definitiva. Então, basta esperar o período de banimento terminar para reativar a conta.
É possível, inclusive, recuperar o histórico de conversas feitas no dispositivo, caso o backup tenha sido ativado. Aprenda o passo a passo abaixo:
1 – Espere seu banimento temporário acabar. O cronômetro mostrará o tempo de espera necessário.
2 – No GB WhatsApp, toque em Mais opções > Conversas > Backup de conversas.
3 – No seu celular, toque em Configurações > Armazenamento > Arquivos.
4 – Encontre a pasta do GB WhatsApp, pressione e segure para selecioná-la.
5 – No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta como “WhatsApp”.
6 – Em seguida, abra a Play Store e baixe o app oficial do WhatsApp.
7 – Abra o WhatsApp e confirme seu número de telefone. Saiba como confirmar seu número de telefone neste artigo.
8 – Na tela que mostra o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo.
9 – O WhatsApp carregará as conversas existentes.
O banimento é também uma maneira de a empresa avisar sobre o uso de apps piratas, de forma que a reincidência de uma conta pode gerar um banimento definitivo.