EUA desmentem acusação da Rússia sobre relação com laboratórios de arma biológica
Secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, criticou as "falsas alegações da Rússia"
A Casa Branca disse, na quarta-feira (9), que as alegações da Rússia sobre o suposto envolvimento dos EUA em laboratórios de armas biológicas e desenvolvimento de armas químicas na Ucrânia são falsas.
“Tomamos nota das falsas alegações da Rússia sobre supostos laboratórios de armas biológicas dos EUA e desenvolvimento de armas químicas na Ucrânia”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em uma série de tuítes.
Ela disse que a Rússia poderia estar preparando as bases para o uso de armas químicas ou biológicas na Ucrânia “ou para criar uma operação de bandeira falsa usando-as”, mas não apresentou as evidências.
Psaki também observou o “longo e bem documentado histórico de uso de armas químicas” da Rússia, bem como seu padrão de “acusar o Ocidente das próprias violações que a própria Rússia está cometendo”.
O secretário de Estado Antony Blinken alertou no início deste ano sobre a possibilidade de a Rússia realizar um ataque com armas químicas falsas ou reais como um pretexto fabricado para uma invasão à Ucrânia. Mas seus comentários vieram antes do início da invasão total da Rússia.
*Com informações da CNN