Lavrov diz que Ucrânia recebe “instruções” de Washington

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, o país vizinho não é “totalmente” independente

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta 2ª feira (7.mar.2022) que “não há dúvida” de que a Ucrânia tenha recebido instruções de Washington quanto à guerra.

“Eles não são independentes”, disse o ministro.

Na última 5ª feira (3.mar.2022), Lavrov declarou que a operação militar na Ucrânia continuará “até o fim”. Ele já havia afirmado acreditar que o Ocidente estava preparando um ataque contra a Rússia a partir da Ucrânia.

A Rússia tem enfrentado resistência por parte dos ucranianos no conflito. Segundo o Pentágono, os ucranianos têm sido “eficientes” ao usar os elementos de defesa e ao “empurrar” o exército russo.

“Os russos encontraram bastante resistência e eles não esperavam essa resistência toda”, disse o porta-voz americano John Kirby na última semana.

O Ministério da Defesa britânico também já afirmou que os russos foram surpreendidos pela “escala e força da resistência ucraniana”.

CONFLITO

Esta 2ª feira (7.mar) marca o 12º dia da invasão da Rússia à Ucrânia. No sábado (5.mar), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que seu governo está fazendo todo o possível para chegar a um acordo.

“Nós estamos fazendo tudo — de nossa parte — para fazer o acordo funcionar. Essa é uma das principais tarefas […]. Vamos ver se podemos avançar no processo de negociação”, disse Zelensky em um pronunciamento.

Além da 3ª rodada de negociações desta 2ª feira (7.mar), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, vão se reunir na próxima 5ª feira (10.mar). Essa será a 1ª conversa entre os chanceleres desde a invasão russa à Ucrânia. O encontro será em Antália, na Turquia.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte poder360
você pode gostar também