Buscas por desaparecidos é retomada no Morro da Oficina, em Petrópolis
Famílias desabrigadas começam a ser transferidas para residências seguras
As buscas por vítimas, em Petrópolis, foram retomadas no Morro da Oficina e na Chácara Flora, na noite de ontem (1) depois de informações sobre mais desaparecidos na região. As equipes haviam encerrado as operações no último domingo (27). A tragédia do dia 15 de fevereiro deixou mais de 200 vítimas e centenas de desabrigados.
Cães farejadores e equipes especializadas trabalharam durante toda a noite, se estendendo até a madrugada, em busca do menino Lucas. A criança, que já havia sido encontrada sem vida, desapareceu depois do resgate.
Desde o início das buscas, mais de 100 pontos foram explorados, mobilizando 500 bombeiros fluminenses, 140 bombeiros de outros estados e mais de 50 cães.
RECOMEÇO
Famílias que estavam abrigadas nos pontos de apoio da Prefeitura de Petrópolis começaram a transferência para residências seguras, através do programa Aluguel Social, no fim de semana. Uma equipe foi criada pelas autoridades para localizar as pessoas que precisam desse auxílio e viabilizar a mudança.
Um projeto de lei também foi criado para que os proprietários com cadastro no Aluguel Social tivessem isenção no IPTU e nas taxas de religamento de luz e água. O município se compromete a arcar com o benefício.
A locação de imóveis em outras cidades também está permitida durante seis meses. Depois desse período, a necessidade vai ser reavaliada.
O PEQUENO NOAH
Uma das vítimas que perdeu tudo durante os deslizamentos de terra e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiro foi o Noah, de apenas 4 anos. Ele se tornou mascote de um grupo de Bombeiros Civis. O pequeno, que sonha em ser bombeiro, recebeu de presente uma farda com o nome dele e um boné da corporação.
Noah e a família estão abrigados no Alto da Serra, próximo ao Morro da Oficina, um dos pontos mais afetados de Petrópolis.
“A força do Noah é o que nos dá mais esperança para a gente continuar na cena da tragédia atuando” afirmou Felipe Barbosa, bombeiro civil voluntário em Petrópolis.
COMPRE DE PETRÓPOLIS
Com objetivo de priorizar o comércio de Petrópolis, o Sebrae RJ criou a campanha “Compre de Petrópolis”. A ideia é ajudar pequenos comerciantes que perderam tudo durante a tragédia.
A instituição também vai oferecer consultas gratuitas, personalizadas e online sobre finanças, reposicionamento de mercado e marketing digital. Uma cartilha de orientações de acesso ao crédito e isenção de impostos também será disponibilizada.
Cada consultoria vai ter cerca de cinco horas de duração e os interessados devem procurar o Sebrae pelos seguintes canais de atendimento:
WhatsApp/Telegram – (21) 96576-7825
Telefone – 0800 570 0800
Redes sociais do Sebrae Rio
Pontos de atendimento do Sebrae RJ em Petrópolis