Bolsonaro fala em “casamento perfeito” com a Rússia em visita a Moscou
Presidente se reuniu com Vladimir Putin nesta quarta-feira (16) para discutir relações comerciais entre os países
Foi ofertando solidariedade que Jair Bolsonaro abriu a conversa entre os dois líderes. Uma solidariedade que vem no mesmo momento em que existe uma tensão entre a Rússia e a Ucrânia.
Essa tensão entre os dois países provoca um conflito que envolve também os Estados Unidos e a Europa.
A comunicação oficial do Governo Brasileiro afirmava que o conflito não deveria estar na pauta desse encontro bilateral mas, após as quase duas horas de conversa entre os presidentes, durante o pronunciamento oficial à imprensa, o líder russo destacou a cooperação bilateral e aproveitou mais uma vez para, indiretamente, dar um recado aos Estados Unidos.
Já Bolsonaro abriu o discurso dizendo que compartilha com Putin a crença em deus e a defesa da família, fazendo uma aceno para sua base política interna. Na sequência, lembrou que um dos principais assuntos na pauta entre os dois países é o agronegócio, tendo em vista que o Brasil depende de fertilizantes russos para atender seu agronegócio.
Já a Rússia importa do Brasil soja, carnes de ave e bovina, café e açúcar. Somente no ano de 2021, a corrente de comércio Brasil-Rússia movimentou sete bilhões de dólares. A Rússia é hoje um dos 15 principais parceiros econômicos do Brasil.