Sua chave Pix vazou? Especialistas dizem que dados podem cair nas mãos de golpistas

-- Publicidade --

-- Publicidade --

Banco Central comunicou na semana passada o vazamento de 160 mil chaves Pix que estavam registradas Acesso Soluções de Pagamento. Foi o segundo vazamento desse tipo. Em setembro, 395 mil chaves Pix que estavam sob a guarda do Banese (Banco do Estado de Sergipe) também foram acessadas.

Nas duas ocasiões, o BC informou que não haviam sido expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas ou outras informações sob sigilo bancário. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, disse a autarquia.

Mas especialistas dizem que os dados vazados valem ouro na mão de golpistas. Entre os dados expostos estão nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de agência e conta. “As informações são tão valiosas quanto ouro porque, uma vez em posse desses dados, os golpistas falsificam documentos, abrem novas contas em bancos e tomam empréstimos, prejudicando o titular das informações”, diz Caroline Kersting, advogada especializada em Direito Digital e parceira do Damiani Sociedade de Advogados.

Por conta desses golpes, segundo ela, os titulares dos dados vazados são obrigados a recorrer à Justiça para declarar a inexistência das relações jurídicas estabelecidas pelos criminosos e buscar indenizações morais.

Cuidados a tomar

O BC informou que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.”

Sofia Rezende, do Núcleo de Lei Geral de Proteção de Dados do Nelson Wilians Advogados, diz que os titulares dos dados vazados devem redobrar a atenção para mensagens e links vindos de telefones desconhecidos, suspeitar de telefonemas, e-mails e páginas que simulem ser da instituição financeira, e jamais fornecer informações pessoais, códigos ou senhas.

Ela lembra que o regulamento do PIX deixou claro que as instituições financeiras têm o dever de responsabilizar-se por fraudes decorrentes de falhas nos seus próprios mecanismos de gerenciamento de riscos.

Banner825x120 Rodapé Matérias
Fonte 6minutos
você pode gostar também