Prefeituras do RJ e de SP adiam desfiles das escolas de samba para abril
Decisão foi motivada pelo aumento dos casos de Covid-19 nas duas capitais
As prefeituras do Rio e de São Paulo decidiram adiar, nesta sexta-feira (21), para o feriado prolongado de Tiradentes, em abril, a realização dos desfiles de Carnaval na Marquês de Sapucaí e no sambódromo do Anhembi. A decisão leva em consideração o elevado número de casos de Covid-19 nas duas cidades.
Em nota conjunta, as duas prefeituras afirmam que a decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.
No Rio, o novo calendário oficial do Carnaval prevê para os dias 20 e 21 de abril – quarta e quinta-feira – os desfiles do grupo de acesso. Nos dias 22 e 23 – sexta e sábado – serão realizados os desfiles das escolas do grupo especial. No domingo, dia 24, será a vez das escolas mirins.
A terça-feira, 26 de abril, será o dia da apuração. Já o desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval está marcado para o sábado, dia 30.
O adiamento do Carnaval foi decidido após uma reunião por videoconferência, na noite desta sexta-feira, com a participação do prefeito do Rio Eduardo Paes; do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes; além dos secretários de Saúde e dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba das duas cidades.
Até este encontro, a realização do Carnaval estava condicionada à melhora do quadro epidemiológico e o evento aconteceria somente com acesso controlado do público e dos componentes das escolas, com a apresentação obrigatória de comprovante de vacinação.
Já o carnaval de rua nas duas capitais foi cancelado no início do ano em função do aumento da contaminação pelo coronavírus provocado pelo avanço da variante Ômicron.