Papa diz que sucesso da COP26 é vital porque “tempo está se esgotando”
Implorou por “sabedoria e força” dos participantes para que tenham em mente as gerações futuras
O papa Francisco enviou nesta 5ª feira (11.nov.2021) uma carta aos católicos da Escócia e pediu que os escoceses rezem pelo sucesso da COP26 em Glasgow porque “o tempo [para salvar o planeta] está se esgotando“. Implorou por “sabedoria e força” dos participantes para que tenham em mente as gerações futuras. A Conferência da ONU sobre o Clima acaba na 6ª feira (12.nov.2021).
O pontífice afirmou que não pôde participar do evento e lamentou por isso, mas está feliz porque todos os católicos escoceses se unem em orações pelas intenções do papa e “por um resultado frutífero deste encontro, destinado a enfrentar uma das grandes questões morais de nosso tempo: a preservação da criação de Deus, que nos foi doada como um jardim para cultivar e como uma Casa comum para a nossa família humana”.
“Esta reunião foi concebida para tratar de uma das grandes questões morais do nosso tempo: a preservação da criação de Deus, dada a nós como um jardim a ser cultivado e como uma casa comum para nossa família humana”, disse Francisco na carta.
O papa também afirmou que a ocasião da conferência “não deve ser desperdiçada por medo de ter que enfrentar o julgamento de Deus por nossa incapacidade de sermos guardiões fiéis do mundo que Ele confiou aos nossos cuidados”.
Em mensagem formal à conferência, lida em seu nome no dia 2 de novembro, Francisco disse que as duplas feridas infligidas pela pandemia de covid-19 e pela mudança climática são comparáveis àquelas causadas por um conflito global e que deveriam ser confrontadas da mesma forma.
O Vaticano anunciou em 8 de outubro que o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, chefiaria sua delegação na conferência. Não houve explicações para o motivo do papa não ter ido ao encontro.