Em Brasília, empresários cobram reformas e desoneração da folha
Evento com nomes de peso no PIB terá a participação de Arthur Lira. Outros 20 congressistas confirmaram presença
Um grupo com nomes de peso do PIB brasileiro vai se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta 3ª feira (9.nov.2021). A pauta é como destravar a geração de empregos no país. Para tanto, eles pedem que governo e Congresso acelerem 3 temas: reformas, privatizações e desoneração da folha de salários.
O nome do evento é “Os Desafios de Empreender e Gerar Empregos” e é organizado pelo IUB (Instituto Unidos Brasil). De acordo com o presidente do grupo, o empresário Nabil Sahyoun, o debate é urgente, motivo pelo qual houve o deslocamento até Brasília.
“Depois da pandemia do coronavírus, agora temos a pandemia do desemprego e ninguém está fazendo nada“, disse Nabil ao Poder360. Além de Lira, está prevista a participação de mais de 20 congressistas. Eis a lista dos participantes.
Os empresários buscam imprimir um tom ameno ao evento. Nos bastidores, porém, disseram ao governo que, se nada for feito, há risco de demissões no ano eleitoral de 2022. Ainda assim, nenhum dos convidados do governo confirmou presença.
O Poder360 apurou que há receio dentro da equipe econômica de vincular a pasta ao debate sobre a desoneração da folha de salários. Os motivos são a debilitada situação fiscal do país e incertezas jurídicas sobre a prorrogação do benefício, criado no governo de Dilma Rousseff (PT).
De acordo com o empresário da área de segurança Washington Cinel, próximo ao presidente Jair Bolsonaro, as medidas tomadas pelo poder público até o momento foram insuficientes. “O governo tem feito a parte dele, mas não é suficiente. Temos que ir adiante e aprovar medidas rapidamente“, disse.