Atriz de ‘iCarly’ detalha abusos físicos e emocionais que sofreu da mãe: ‘Obcecada em me fazer uma estrela’
Jennette McCurdy falou sobre a conturbada relação com a mãe, Debbie, que morreu em 2013: “Se minha mãe estivesse viva, eu ainda teria um distúrbio alimentar”
A ex-atriz infantil Jennette McCurdy, que ficou conhecida pelo papel como Sam em ‘iCarly’, detalhou seu sofrimento com os abusos físicos e emocionais por parte da sua mãe, que morreu em 2013. McCurdy anunciou recentemente sua aposentadoria como atriz e trabalha, atualmente, como diretora, roteirista, produtora e cantora.
Em entrevista publicada pela revista People, nesta quarta-feira (13), a artista de 29 anos falou sobre a conturbada relação com a mãe, Debbie, que morreu de um câncer de mama em 2013.
“Eu sei que se minha mãe estivesse viva, eu ainda teria um distúrbio alimentar”, afirmou McCurdy, que já revelou ter sofrido com bulimia e anorexia. “Minhas primeiras memórias da infância são pesadas, [são] de caos. As emoções da minha mãe eram tão imprevisíveis que, para mim, era como andar na corda bamba todos os dias. As alterações de humor eram diárias”, revela.
A ex-estrela de iCarly conta que já aos 6 anos, sua mãe começou a pressioná-la: “Minha mãe sempre sonhou em ser uma atriz famosa e ficou obcecada em me fazer uma estrela”, explica McCurdy. Ela disse que era “extremamente tímida”, mas começou a fazer testes de atriz para agradar a mãe. “Senti que meu trabalho era manter a paz. E eu queria fazer minha mãe feliz.”
Com o passar dos anos, Jennette McCurdy começou a sofrer com a pressão feita pela mãe por causa da aparência física. Aos 10, já clareou dentes e cabelos; aos 11, a mãe apresentou à filha a contagem de calorias. Já atuando em ‘iCarly’, McCurdy passou a enfrentar os distúrbios alimentares, com anorexia e bulimia. “Foi apenas a distância dela que me permitiu ficar saudável”, garante a ex-atriz, que se recuperou de tudo só em 2018, depois de muita terapia.
Hoje, ela se sente realizada – e livre. “Eu não sabia como encontrar minha identidade sem minha mãe. E eu não vou mentir. Foi muito difícil chegar aqui. Mas, agora, estou em um lugar na minha vida que nunca pensei que fosse possível. E eu finalmente me sinto livre.”
Não é a primeira vez que McCurdy cita os abusos que sofreu com a mãe. Em julho, em participação no programa de entrevistas da atriz Mayim Bialik, ela já tinha relatado os problemas que a levaram a sofrer com anorexia. “Minha mãe foi a pessoa que me apresentou à anorexia, na verdade”, disse na ocasião.
Depois, ela lembrou como deu início à sua bulimia aos 21 anos, no ano em que a mãe morreu: “Na mesma semana, eu fiz sexo pela primeira vez e pela primeira vez me forcei a vomitar, foi o começo da minha bulimia, que durou anos, também foi quando bebi álcool pela primeira vez. Foram mecanismos de enfrentamento que vieram todos juntos.”
McCurdy interpretou Sam Puckett em ‘iCarly’ entre 2007 e 2012. Depois ela ganhou uma série própria com a mesma personagem em ‘Sam and Cat’, exibida em 2013. Ela não retornou para o revival de ‘iCarly’, agora protagonizado apenas por sua colega Miranda Cosgrove, intérprete da personagem principal, Carly.