Bolsonaro faz mistério sobre assinatura do Prêmio Camões para Chico Buarque: ‘é segredo’
Presidente perguntou se tem prazo e disse que assinará diploma em 31 de dezembro de 2026
BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira, em tom de brincadeira, que “é segredo” se vai assinar o diploma do Prêmio Camões , concedido ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque . O nome do vencedor foi anunciado há quase cinco meses , em 21 de maio.
— É segredo… Chico Buarque? — respondeu Bolsonaro, ao ser questionado se já decidiu se vai assinar o documento.
RELEMBRE: Chico Buarque vence o Prêmio Camões, a premiação literária mais importante da língua portuguesa
O pagamento, no entanto, não depende da assinatura. O valor total, de 100 mil euros, é dividido com o governo português, como acontece há 30 anos. A Biblioteca Nacional do Brasil já depositou, no dia 7 de junho, R$ 159.350,74 na conta do escritor. O bruto foi de R$ 218.595,00 correspondentes aos 50 mil euros da parte brasileira.
Indagado na porta do Palácio da Alvorada se hoje a possibilidade é maior de ele firmar seu nome no diploma ou se recusar a fazê-lo, o presidente rebateu:
— Tem coisa que é ou não é, cara. Não tem mais ou menos honesto, mais ou virgem, mais ou menos grávida. Não tem.
De acordo com a assessoria da Biblioteca Nacional, Bolsonaro deverá ter até abril do ano que vem para decidir se assina ou não o diploma. Isso porque o próprio Chico pediu que a entrega seja em abril do ano que vem. A cerimônia será em Portugal, porque a do ano passado foi no Brasil.
O presidente perguntou ao repórter que fez o questionamento se tem prazo e foi informado sobre a previsão para abril de 2020.
— Então 31 de dezembro de 2026 eu assino — disse, encerrando o assunto, aos risos.
A data citada por ele seria o último dia de seu eventual segundo mandato no comando do Palácio do Planalto.