“Mundo precisa crescer e lidar com as mudanças climáticas”, diz Boris Johnson
Primeiro-ministro britânico afirmou que a COP26 tem que ser “um ponto de virada para a humanidade”
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que o mundo precisa “crescer” e lidar com a questão referente às mudanças climáticas. A fala do líder britânico foi realizada durante seu discurso na 76ª edição da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na 4ª feira (22.set.2021).
Johnson declarou que “a adolescência da humanidade está chegando ao fim e deve acabar” e criticou as respostas “inadequadas” que o mundo vem dando à crise climática. O premiê britânico também afirmou que está na hora de ouvir os avisos dos cientistas.
Segundo ele, conter o aumento da temperatura do mundo para, no máximo, 1,5°C por ano é uma medida “urgente” e, para isso, é preciso que todos se comprometam em zerar as emissões de carbono até a metade do século.
A marca de 1,5°C foi identificada pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas na sigla em inglês), da ONU, como o melhor cenário para o aumento da temperatura global. Segundo a organização, se o aquecimento do planeta for maior que 1,5°C , o risco de secas extremas, incêndios florestais, inundações e escassez de alimentos aumentará “dramaticamente”.
“Precisamos de todos os países, cada um de vocês, para intensificar o compromisso com reduções muito substanciais até 2030”, disse o primeiro-ministro.
Nesse sentido, Johnson destacou o investimento dos Estados Unidos de US$ 100 bilhões para que nações em desenvolvimento combatam as mudanças climáticas e insistiu que mais países devem tomar a mesma iniciativa.
Ele também afirmou que medidas urgentes devem ser feitas para tornar o uso de tecnologias com energia verde mais barato e acessível. De acordo com o líder britânico, o COP26, evento mundial sobre o clima previsto para ocorrer em novembro na Escócia, tem que ser “um ponto de virada para a humanidade” na crise ambiental.