Reforma do IR: deputados reduzem imposto sobre dividendos de 20% para 15%
A Câmara dos Deputados reduziu a taxação dos lucros e dividendos distribuídos pelas empresas aos investidores de 20% para 15% nesta quinta-feira (2). O destaque foi aprovado por 319 votos favoráveis a 140 contrários.
Ontem (1º), o texto-base da reforma tributária foi aprovado com a taxação de 20%. No texto do destaque, os deputados dizem que pediram a redução do imposto para “que não ocorra uma dupla tributação econômica, com majoração efetiva do trabalho dos sócios”.
O relator do projeto, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), defendeu a manutenção dos 20%. Segundo ele, a alíquota maior é compensada por outros dispositivos do texto que reduzem a tributação pelo Imposto de Renda.
Aprovação da reforma
Esta é a segunda etapa da reforma tributária, que traz uma série de mudanças sobre a tributação da renda de pessoas físicas e empresas. O texto-base foi aprovado na noite de quarta, por 398 a 77 votos. Algumas das principais mudanças são novas faixas de renda para isenção de Imposto de Renda, cobrança de impostos sobre fundos fechados e mudança na tributação na hora de vender ações na bolsa de valores.
(Com Agência Câmara de Notícias).