Bolsonaro recebe presidente da Guiné-Bissau para reunião no Planalto

Presidentes reuniram-se nesta manhã e trataram de questões relacionadas à agricultura, saúde e defesa

-- Publicidade --

-- Publicidade --

O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta 3ª feira (24.ago.2021) visita do presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló. Em declaração à imprensa sobre o encontro, Bolsonaro afirmou que trataram de questões relacionadas à agricultura, saúde e defesa.

“Temos laços bastante antigos, de amizade e cooperação entre nossos países. Conversamos rapidamente sobre algumas questões, como agricultura, saúde e defesa. E disse-lhe que estamos prontos para servi-lo, eu o considero um país irmão, temos muito a colaborar”, disse. Bolsonaro também citou ter assumido o compromisso de visitar o país africano.

Admirador de Bolsonaro, Embaló já foi chamado de “Bolsonaro da África” pelo chefe do Executivo. O presidente bissau-guineense é general e comanda um governo considerado autoritário em Guiné-Bissau.

Embaló citou que sua visita ao país foi a convite de Bolsonaro e que o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Guiné-Bissau. “Temos passado por crises cíclicas na Guiné e o Brasil nunca virou as costas ao povo irmão da Guiné-Bissau, isso é uma grande satisfação”, disse.

O general afirmou “o Brasil tem tudo que a Guiné-Bissau mais precisa neste momento para modernizar a agricultura, a área de saúde e etc”. Ele citou ainda o desejo de intensificar as “relações econômicas e empresariais” com o Brasil.

 

 

Visita

O chefe de Estado veio ao Brasil em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. O presidente bissau-guineense foi recebido no Palácio do Planalto nesta manhã com salvas de tiros de canhão por se tratar de uma visita de Estado.

Embaló subiu a rampa do Planalto, onde recebeu os cumprimentos de Bolsonaro. Depois, cumprimentou ministros de Estado, entre eles Carlos França (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura), Ciro Nogueira (Casa Civil), Braga Netto (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria Geral), Marcelo Queiroga (Saúde), Milton Ribeiro (Educação).

Do parlatório, Bolsonaro e Embaló assistiram a um breve desfile militar em frente ao Planalto, que incluiu a banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e a guarda a cavalo. Além da visita ao presidente, Embaló também terá um almoço oferecido em sua homenagem no Itamaraty, a partir de 12h.

A República de Guiné-Bissau é uma ex-colônia de Portugal e integra a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil abriu embaixada na Guiné-Bissau em 1974, ano em que foi reconhecida a independência do país.

“A Guiné-Bissau é importante parceiro na cooperação Sul-Sul brasileira. Atualmente, encontram-se em execução projetos nas áreas de agricultura; saúde; capacitação de diplomatas, militares e forças de segurança; alimentação escolar; ensino superior; e gestão de recursos hídricos. Desde o ano 2000, cerca de 1500 jovens universitários bissau-guineenses foram selecionados pelo Programa Estudante Convênio do Ministério da Educação do Brasil”, informou o Itamaraty em nota.

Veja fotos do encontro

Imagens foram registradas pelo repórter fotográfico do Poder360 Sérgio Lima:

Banner825x120 Rodapé Matérias
você pode gostar também