Biden diz 28 mil já foram retirados do Afeganistão e fala em “tarefa dolorosa”
EUA já recrutou aviões comerciais para retirada de civis e militares do país
O presidente Joe Biden fez, neste domingo (22), o terceiro pronunciamento sobre a crise no Afeganistão, desde a volta do Talibã ao poder.
O chefe da Casa Branca reafirmou o objetivo de retirar todos os americanos e aliados do país, mas admitiu que não teria como realizar a operação de remoção de civis e militares de Cabul sem as cenas dolorosas que rodaram o mundo, com afegãos desesperados no aeroporto de Cabul. Segundo ele, 28 mil pessoas já foram retiradas do país – sendo 11 mil nas últimas 36 horas.
“A remoção de milhares de pessoas de Cabul será difícil e dolorosa, não importa quando comece ou onde comece. Seria assim se tivéssemos começado há um mês ou daqui a um mês. Não há maneira de remover essa quantidade de pessoas sem dor, perdas e sem aquelas imagens de partir o coração que você vê na televisão. É apenas um fato. Meu coração dói por essas pessoas”, discursou.
EUA recrutam aviões comerciais para retirada de civis e militares
O departamento de Defesa dos Estados Unidos recrutou seis companhias aéreas comerciais para dar apoio à operação de remoção de civis e militares do Afeganistão. A princípio, serão usados 18 aviões, incluindo das empresas United Airlines, American Airlines e Delta.
Segundo o pentágono, as aeronaves civis não voariam para Cabul, mas sim ajudariam a transportar milhares de afegãos aliados que estão chegando às bases dos Estados Unidos no Bahrein, Catar e nos Emirados Árabes Unidos.
O jornal “The New York Times” diz que esta é apenas a terceira vez que a frota aérea de reserva foi ativada. A primeira aconteceu durante a guerra do Golfo Pérsico, entre 1990 e 1991, e a segunda, durante a guerra do Iraque, em 2002.
Ao menos 7 pessoas morrem em novo tumulto em aeroporto de Cabul
Desde a volta do grupo radical Talibã ao poder no país, no último domingo (15), milhares de afegãos tentam deixar o país. Em cenas de desespero que rodaram o mundo, pessoas caíram após se agarrar ao trem de pouso de um avião militar e mães entregavam seus bebês a soldados aliados.
Neste fim de semana, um novo tumulto no aeroporto da capital Cabul deixou ao menos 7 mortos. Segundo o ministro de defesa do Reino Unido, há relatos de que as vítimas teriam sido esmagadas contra os portões, na tentativa de embarcar em voos para deixar o país.
A OTAN confirmou 20 mortes na última semana dentro e nos arredores do aeroporto.
Neste domingo (22), novos tiroteios foram ouvidos na capital.