Polícia Federal investiga fraudes de financiamento rural na região central do Tocantins
Investigado teria utilizado certidão de registro de imóvel falsa para fazer contratação de dois financiamentos rurais em um imóvel que não era de sua propriedade
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17/8) a Operação Grilos do Cerrado, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão, expedido pela 4ª Vara Federal de Palmas/TO, contra indivíduo que se utilizou de certidão de registro de imóvel falsa para fazer a contratação de dois financiamentos rurais em um imóvel que não é de sua propriedade, localizado na região rural de Palmas/TO.
Após extensa investigação iniciada no final de 2019, a Polícia Federal constatou que o investigado falsificou a certidão de registro de imóvel em seu nome, conseguindo dois financiamentos rurais, cujos valores atualizados ultrapassam R$ 1 milhão.
Verificou-se ainda que, após o recebimento dos financiamentos, o investigado dava finalidade diversa do objetivo contratado, utilizando tais valores para sua vida pessoal, o que também é proibido pelas leis brasileiras.
Os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documento público e aplicação diversa da prevista no contrato, com penas que somadas podem ultrapassar 15 anos de reclusão.
O nome da Operação – Grilos do Cerrado – faz alusão à emblemática forma que grileiros envelheciam os documentos. A documentação era envelhecida com ajuda de grilos, já que, ao colocar os papéis dentro de uma caixa com os insetos, tornava-se o documento com aspecto antigo.
Destaca-se que, em razão da Pandemia causada pela COVID-19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.