Preços do petróleo recuam após IEA alertar para queda na recuperação de demanda
A IEA estimou a queda de demanda no mês passado em 120 mil barris por dia
Os preços do petróleo recuaram nesta terça-feira, após a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) afirmar que a disseminação da variante Delta do coronavírus iria diminuir a recuperação mundial de demanda de petróleo.
Os contratos futuros do petróleo Brent recuaram 0,13 dólar, para fechar a 71,31 dólares o barril. Anteriormente, o Brent atingiu a máxima da sessão a 71,90 dólares.
O petróleo dos EUA (WTI) recuou 0,16 dólar para fechar a 69,09 dólares o barril.
O relatório mensal da IEA disse que o aumento da demanda por petróleo reverteu o curso em julho e foi definido para prosseguir mais lentamente pelo resto do ano, após a última onda de infecções por Covid-19 ter levado os países a trazerem restrições novamente.
“O crescimento para o segundo semestre de 2021 foi rebaixado de forma mais acentuada, à medida que novas restrições Covid-19 impostas em vários dos principais países consumidores de petróleo, especialmente na Ásia, parecem destinadas a reduzir a mobilidade e o uso de petróleo”, disse a IEA com sede em Paris.
“Agora estimamos que a demanda caiu em julho, uma vez que a rápida disseminação da variante Delta da Covid-19 prejudicou as entregas na China, Indonésia e outras partes da Ásia”.
A IEA estimou a queda de demanda no mês passado em 120 mil barris por dia (bpd) e previu que o crescimento seria meio milhão de bpd menor no segundo semestre do que o estimado no último mês, notando que algumas mudanças ocorreram devido às revisões de dados.