‘Índio quer trabalhar e pagar imposto’, diz Bolsonaro sobre igualdade
Em encontro com líderes indígenas, Bolsonaro também falou em dar “liberdade ao povo indígena”
Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta, 12, após encontro com líderes indígenas, que trabalha pela igualdade dos povos. Durante discurso, o presidente disse que “índio quer trabalhar, quer internet e pagar imposto”.
Durante o encontro com lideranças, Bolsonaro afirmou que trabalha para indígenas serem vistos como “pessoas iguais a nós”. Segundo o UOL, Bolsonaro também comentou sobre a resistência a projetos que afrouxam regras da determinação de terras indígenas, e falou em dar “liberdade ao povo indígena.”
“Tem o lobby do outro lado que quer manter nossos irmãos indígenas numa situação como se fossem pessoas que não são iguais a nós. Mas eles são exatamente iguais a cada um de nós: índio quer trabalhar, quer internet, quer o progresso, quer pagar imposto. Chegamos a esse ponto no Brasil e devemos dar realmente liberdade aos nossos irmãos indígenas,” afirmou o presidente.
Bolsonaro ainda disse que o objetivo é ajudar os povos para conseguirem produzir: “É vocês fazerem dentro da terra de vocês o que o fazendeiro faz na fazenda vizinha. Algumas etnias já fazem isso, mas a grande maioria ainda está presa a uma legislação que deve ser mudada”. Conforme lembrou o UOL, muitas lideranças indígenas não estavam no encontro e discordam do posicionamento do governo federal.
No encontro com lideranças, Bolsonaro, que estava sem máscara, recebeu presentes, como cocares e outros acessórios, e cumprimentou os que estavam em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.
O discurso feito por Bolsonaro durante encontro com lideranças indígenas foi filmado e transmitido pelo canal bolsonarista Foco do Brasil. O vídeo, disponibilizado no YouTube, pode ser conferido abaixo: