À CNN, presidente de Portugal diz ver trânsito flexível entre países em novembro
Segundo o dirigente, o que está sendo avaliado no momento são as diferentes fases da pandemia em Portugal e no Brasil
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse à CNN que negocia com o Brasil um acordo bilateral sobre a circulação de pessoas entre os dois países e que, em novembro ou dezembro, espera que a situação avance.
Segundo o dirigente, o que está sendo avaliado no momento são as diferentes fases da pandemia em Portugal — onde a variante Delta da Covid-19 chegou antes, por isso, deve ter o contágio desacelerado primeiro –, e no Brasil, onde a nova cepa começa a aparecer.
“(Por conta desses ritmos diferentes) será preciso haver mais reuniões, mas apostamos num acordo bilateral que não precisa ter interferência da União Europeia necessariamente, assim como temos com o Canadá e com a Suíça”, disse ao comentarista da CNN Lourival Sant’Anna.
“Quanto aos portugueses que moram no Brasil e brasileiros que moram em Portugal, nos perguntam se será possível haver esse trânsito entre os países sem quarentena e outra slimitações de deslocamento. Diria que espero que esse processo avance em novembro ou dezembro”.
O presidente português esteve no Brasil para participar da reabertura do Museu da Língua Portuguesa, no último dia 31, e também teve encontros com o presidente Jair Bolsonaro e com o ex-presidente Lula. Assista à entrevista completa acima.
*Publicado por Ligia Tuon