Bolsonaro: BNDES listará empréstimos do governo Lula ao exterior
Presidente afirmou que o banco apresentará “essa semana” empréstimos do governo Lula para outros países
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 4ª feira (28.jul.2021) que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) apresentará nesta semana relação de empréstimos ao exterior feitos durante o governo Lula.
“O BNDES vai apresentar essa semana todos os empréstimos do governo Lula para outros países. Inclusive, a Venezuela, tu acha que está pagando? Se fosse o [Nicolás] Maduro, tu ia pagar?“, disse o presidente para apoiadores na saída do Palácio da Alvorada nesta manhã.
Bolsonaro citou que o governo federal, como fiador dos empréstimo, estava pagando juros de empréstimos feitos pela Venezuela. “Por exemplo, pegamos dinheiro, acho que foi 2 anos atrás, do FAT [Fundo de Amparo ao Trabalhador], e pegamos essa grana para pagar juros que a Venezuela não pagou. Parabéns ao pessoal que vota no PT“, disse. Com ironia, Bolsonaro disse ainda que “as obras que o PT fez no exterior todas foram concorridas“.
A “caixa-preta” do BNDES foi uma pauta recorrente na campanha presidencial de Bolsonaro. Em novembro de 2018, afirmou que iniciaria seu mandato determinando “abrir a caixa preta do BNDES” para “revelar ao povo brasileiro o que foi feito com o dinheiro nos últimos anos”.
Uma auditoria das operações do BNDES, ao custou de mais R$ 40 milhões, não encontrou irregularidades. Em 2020, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirmou que as auditorias internas e externas na estatal não encontraram evidências de ilegalidade em contratos firmados nos governos anteriores.