Lira confirma que semipresidencialismo será discutido na Câmara
O presidente da Câmara, em seu Twitter, afirmou que a proposta poderia diminuir a crise política que o país vive
O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL) confirmou, em suas redes sociais nesta segunda-feira (19), que articula na Câmara a proposta de se adotar o sistema semipresidencialista no Brasil e que a matéria vai ser debatida. O sistema só passaria a valer a partir das eleições de 2026.
A possibilidade passou a ser aventada por Lira nos últimos dias, após receber inúmeros pedidos de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo circula nos bastidores, Lira quer incluir a matéria dentro do texto da Reforma Política que está em tramitação na Câmara.
“Não há temas que não possam ser discutidos na Câmara dos Deputados. Esse foi um dos meus compromissos de campanha à presidência da Casa, que mantenho com muita honra e compromisso público”, publicou o presidente da Câmara.
De acordo com ele, o projeto já existe no Congresso anterior à crise política atual e poderia “diminuir a instabilidade crônica que o Brasil vive há muito tempo”.
“Acabamos com a vontade de um só, que votava ou não votava o que bem lhe aprouvesse. Não mais! Acabou a época de projetos esquecidos nas gavetas. E o semipresidencialismo é mais um desses. Surgiu antes da crise atual. Não é invenção minha”, ressaltou.