Após visita da CIA, norte-americanos anunciam colaboração com Exército brasileiro
247 – Perfil oficial ligado às Forças Armadas dos Estados Unidos anunciou nas redes sociais, nesta segunda-feira, 12, que os militares norte-americanos discutem com o Exército brasileiro um exercício conjunto, apelidado de “Southern Vanguard”.
A informação apareceu no perfil “U.S Army South” no Twitter. Segundo a publicação, a operação será coordenada pela 101º Divisão Aérea dos EUA.
Na quinta-feira passada, William J. Burns, diretor da CIA, órgão de inteligência e espionagem dos EUA, se reuniu com representantes do governo Bolsonaro – com os ministros militares Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Augusto Heleno (Segurança Institucional, além do embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman.
O Estado norte-americano, comprovadamente, já organizou vários golpes de Estado ao redor do mundo. No Brasil, organizou o golpe contra Getúlio Vargas em 1954, o golpe militar de 1964 – que impôs um regime ditatorial por mais de 20 anos – e, recentemente, o golpe de 2016 contra o PT, através da Lava Jato.