Eduardo Leite é mais uma tentativa de terceira via da Globo contra o ex-presidente Lula
O Jornal Nacional, da TV Globo, dedicou preciosos 5 minutos ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que esta semana se declarou gay pela primeira vez em público. Ato contínuo, o PSDB nacional monitorou as redes sociais e comemorou 100 mil novos seguidores para o tucano gaúcho [veja o relatório abaixo].
Segundo políticos do PSDB ouvidos pelo Blog do Esmael, ao assumir publicamente que é gay, Eduardo Leite fez um cálculo político com base em experimentos na Europa. O primeiro-ministro Xavier Bettel, 42 anos, por exemplo, é o primeiro chefe de Governo homossexual de Luxemburgo.
A primeira-ministra islandesa Johanna Sigurdardottir, no poder desde 2009, se casou com sua esposa em 2010, mas a Islândia não integra a UE.
De acordo com o relatório do PSDB nas redes, que o Blog do Esmael teve acesso, houve um crescimento de seguidores e curtidas ao “primeiro governador assumidamente gay” no Brasil.
Crescimento das redes. Fonte: Equipe Redes PSDB
- Mais de 100 mil de seguidores nas redes sociais nos últimos 2 dias;
- Mais de 7299,4% de retweets e compartilhamentos nos últimos 2 dias;
- Mais 4845,6% de comentários em postagens do perfil oficial do twitter de Eduardo Leite; e
- 900 mil curtidas em postagens nas redes sociais em dois dias.
Leia também
- Eduardo Leite é ‘gay’ ou ‘homossexual’? Que diferença faz na política?
- Ciro delira ao dizer que 2º turno será entre ele e Lula e prevê Bolsonaro fora da eleição
- Fora Bolsonaro, impeachment já! Veja os locais e horários das manifestações #3JForaBolsonaro
Globo procura uma terceira via contra Lula
Em termos de repercussão, houve um massacre contra as citações do governador de São Paulo João Doria. Ele compete com Leite e o ex-prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, o direito de concorrer à Presidência da República pelo PSDB. O partido realizará convenções nacionais em breve.
A superexposição de Eduardo Leite pela Globo é mais uma tentativa de encontra a terceira via contra o favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que é líder absoluto em todas as pesquisas de opinião. Hoje, o petista venceria já no primeiro turno.
A Globo já experimentou como “tertius” o ex-juiz Sergio Moro, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o banqueiro João Amoêdo, o apresentador Luciano Huck e até o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia.
Por fora, o ex-ministro Ciro Gomes acredita que só ele pode ir para o segundo turno e derrotar Lula. O pedetista se coloca na prateleira como antipetista mais viável. No entanto, os Marinho não confiam no ex-governador cearense.
Clique aqui para ler a íntegra do relatório da Equipe Redes PSDB.