Pernambuco recebe mais 94.770 doses de vacina da Pfizer contra a Covid-19
Essas unidades devem ser utilizadas na primeira aplicação em pessoas com comorbidades e deficiência, além de outros grupos prioritários e imunização por faixa etária.
Pernambuco recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), mais 94.770 doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. Essas unidades chegaram às 15h15 ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana.
Com as doses da Pfizer, chegou a 274.820 o número de doses de vacina contra a Covid-19 recebidas pelo estado, nesta quinta (24), para reforçar a campanha de vacinação.
As primeiras 62.250 doses da vacina da Janssen, que serão aplicadas em dose única, chegaram por volta das 11h, assim como mais 117.800 unidades da Coronavac/Butantan, que serão utilizadas para primeira e segunda doses.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as novas doses da Pfizer devem ser utilizadas na primeira aplicação das pessoas com comorbidades e deficiência, podendo ser expandidas para os outros grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização (PNO).
Elas também poderão ser usadas para a imunização por faixa etária, dependendo da organização e andamento da campanha de cada município.
Os 14 volumes com os imunizantes seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI), na Zona Norte da cidade. No local, as vacinas vão ser separadas para seguirem às 12 gerências regionais de saúde (Geres) a partir da madrugada da sexta (25).
Os municípios do Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada não receberão as doses da Pfizer, já que receberam as vacinas da Janssen. Essa compensação foi acertada entre o estado e municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Com essas entregas, chegou a 5.172.510 o número de doses recebidas em Pernambuco. Foram 2.141.960 da Coronavac/Butantan; 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 338.130 da Pfizer/BioNTech; e 62.250 da Janssen.