Jalapão tem queimadas controladas para evitar incêndios florestais no período seco
Ação foi realizada em área que dá acesso aos principais pontos turísticos da região.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) começou a realizar queimadas controladas no Parque Estadual do Jalapão, principal atração turística do estado. A técnica tem objetivo de prevenir incêndios florestais durante o período de estiagem. O órgão informou que as ações preventivas foram realizadas em uma área que dá acesso aos principais pontos da região, como as dunas e a serra do Espírito Santo.
A prática é chamada de Manejo Integrado do Fogo (MIF) e consiste em queimas pequenas para criar barreiras naturais.
Quando surgirem queimadas acidentais ou criminosas no período mais seco do ano, entre os meses de julho a outubro, o fogo não vai se espalhar por grandes áreas porque nos corredores já queimados não haverá mais combustível para as chamas.
Nesta terça-feira (15) a ação preventiva foi realizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA). O trabalho contou com gestores e brigadistas. As equipes usaram quadriciclo e drone.
Segundo o Naturatins, o espaço manejado pela equipe é muito suscetível a incêndio e possui histórico de queimadas de grande porte que causam prejuízos para a flora e fauna.
“A área em questão recebe atenção especial por conta do uso público da região, ou seja, da visitação turística por ser uma área de beleza cênica, acesso a atrativos da região ”, explica Thomás Tanaka, técnico do Parque Estadual do Jalapão.