F1: Sergio Pérez vence GP do Azerbaijão após acidente de Verstappen
Mexicano da Red Bull herda primeira posição depois de pneu de seu companheiro estourar a 5 voltas do fim; Hamilton erra na relargada e fica sem pontos
O mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 neste domingo (6), depois que um pneu estourado tirou da corrida seu companheiro de equipe, Max Verstappen, e que o heptacampeão Lewis Hamilton errou na relargada da corrida.
Verstappen, cujo incidente interrompeu a corrida a duas voltas do fim, manteve a liderança de quatro pontos no campeonato de pilotos sobre Hamilton, da Mercedes, depois que o heptacampeão mundial saiu da pista na relargada e acabou apenas em 15.º.
Escolhido o piloto do dia, Sebastian Vettel, da Aston Martin, terminou em segundo e Pierre Gasly, da AlphaTauri, completou o pódio, em terceiro.
“Normalmente [a corrida em] Baku é muito louca. Sinto muito pelo Max, teria sido incrível conseguir aquela dobradinha para o time”, disse Pérez após a corrida.
“Mas no final foi um dia fantástico para nós. Estávamos perto de abandonar a corrida, mas felizmente conseguimos terminar.”
A corrida nas ruas de Baku, capital do Azerbaijão, parecia uma vitória tranquila para Verstappen, que superou o pole position Charles Leclerc, da Ferrari, ainda nas primeiras voltas e ganhou a primeira posição após uma parada perfeita nos boxes – ante um pit stop problemático de Hamilton.
Isso até o próprio Verstappen rodar e bater na reta principal do circuito a 5 voltas do fim da corrida após seu pneu traseiro esquerdo estourar – o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, abandonou a corrida, antes, em acidente em decorrência de um estouro no mesmo pneu.
A corrida foi paralisada por cerca de 35 minutos para a retirada dos detritos do carro da Red Bull, sendo retomada com uma largada parada na volta 50 – e com a possibilidade de os pilotos trocarem seus pneus.
Hamilton, que ocupava a segunda posição, largou melhor que Pérez, mas travou as rodas na frenagem da primeira curva e caiu para a 15.ª posição. Com o erro do heptacampeão, o mexicano não teve concorrência até o fim do GP.
Vettel largou em 11.º e chegou em 2.º ao parar 18 voltas depois dos outros pilotos e sair na 6ª posição. Na relargada após a batida de Stroll, ele ganhou a 4ª posição de Leclerc e Gasly, e foi promovido ao pódio com saída de Verstappen.
As duas últimas voltas registraram ainda uma boa disputa entre Gasly e Leclerc, com o francês levando a melhor e garantindo o último lugar do pódio.
Lando Norris, da McLaren, Fernando Alonso, da Alpine, Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, Carlos Sainz, da Ferrari, Daniel Ricciardo, também da McLaren, e Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, completaram as 10 primeiras posições da corrida.
A próxima etapa da F1 será disputada no circuito Paul Ricard, em Le Castellet, na França, entre os dias 18 e 20 de junho.