Mortes por causas naturais em 2021 estão 64% acima do esperado, diz Conass
Levantamento do conselho das secretarias estaduais registra elevação de 84% entre as pessoas com até 59 anos
Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) mostrou que o número de mortes por causas naturais, entre janeiro e abril de 2021, foi 64% maior do que o esperado para o período.
De acordo com os dados, foram 211 mil óbitos a mais do que o previsto entre primeiro de janeiro e 17 de abril. O excesso de mortes foi maior na faixa etária de até 59 anos: houve 84% a mais de mortes do que o esperado.
O secretário-executivo do Conass, Jurandir Frutuoso, explicou à CNN que as mortes por causas naturais incluem as ocorrências por doenças, como o novo coronavírus, e por isso, o número superior ao estipulado pelos especialistas.
“São causas relacionadas ao coronavírus, sim. Sem dúvidas esse quadro contribuiu muito para tal resultado. A doença mata por causa direta e indireta. Desde 2020 muitos estão morrendo por causa da Covid-19 e por não conseguirem acesso aos serviços de saúde necessários”, destacou o secretário-executivo.
Em contrapartida, as mortes consideradas não naturais, como acidentes, homicídios e suicídios, permaneceram estáveis.
O excesso de mortes naturais foi maior entre os homens do que entre as mulheres: entre o sexo masculino foi de 68%, e entre as mulheres, de 61%.