Homem de 50 anos é monitorado no RJ após chegar em um voo da Índia
Secretaria de Saúde de Campos informou à CNN que ele está em isolamento num hotel da cidade
Um homem de 50 anos é o mais novo caso de pessoa monitorada preventivamente no estado do Rio de Janeiro em decorrência da variante B.1.617.2, originária da Índia. De acordo com a prefeitura de Campos, ele está hospedado em um hotel sanitário na cidade do Norte Fluminense desde a última sexta-feira (28) após chegar em um voo da Índia.
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Campos), o homem chegou ao Brasil na quarta-feira (26) em um voo da Índia, apresentou RT-PCR negativo para Covid-19 e se mantém assintomático. Pelo fato de ter estado no país, as autoridades sanitárias entenderam que seria necessário o isolamento para maior acompanhamento.
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV), Charbell Kury falou sobre os próximos passos deste novo monitorado: “o trabalhador está em isolamento desde que chegou à cidade e ontem mesmo (28) foi realizada a coleta de amostra RT-PCR que será encaminhada para LACEN/RJ na segunda-feira (31)”.
A cidade de Campos já soma 15 pessoas monitoradas, sem contar o homem de 32 anos que chegou ao Aeroporto de Guarulhos no dia 22 deste mês, onde testou positivo para à Covid-19, através do exame RT-PCR, realizado pelo Laboratório CR Diagnósticos. A confirmação de que ele estava com a variante originária da índia, ocorreu quatro dia depois através do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
O homem de 32 anos confirmado com a cepa da índia se deslocou de São Paulo para o Rio de Janeiro, posteriormente para Campos e depois retornado ao Rio onde também permanece em isolamento num hotel da Zona Sul da cidade.
Dentre as 15 pessoas monitoradas pela Prefeitura de Campos estão: o homem de 50 anos vindo da Índia, 12 funcionários do hotel onde o homem 32 anos, que testou positivo para a variante da Índia da Covid-19 se hospedou, e dois trabalhadores que chegaram à cidade e estavam no mesmo voo que o paciente positivo. O paciente confirmado com a variante originária da Índia está entre as 29 pessoas monitoradas na capital.