13 minutos de atividades físicas por dia podem aumentar a expectativa de vida em até 3 anos
Um sedentário que passa a praticas 90 minutos de atividades físicas por dia durante um ano tem a expectativa de vida aumentada em três anos, sugere estudo
A atividade física é primordial para o bem-estar. E não há desculpas para evitar os exercícios, uma vez que não é preciso ser um atleta para garantir benefícios importantes, uma vez que uma pesquisa realizada pela seguradora de saúde britânica Vitality sugere que movimentar-se durante 13 minutos por dia já é o sufuciente para aumentar a expectativa de vida em até três anos.
Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram dados sobre a saúde de 140 mil clientes da seguradora. Os resultados afirmam que sedentários podem ter a expectativa de vida ampliada em três anos quando passam a se exercitar 90 minutos por semana durante um ano. Ou seja, distribuindo essa quantia pelos sete dias a semana, são necessários menos de 13 minutos por dia.
E os benefícios podem ser cumulativos, uma vez que os inativos que passaram a se exercitar três horas por semana – ou 25 minutos por dia – tiveram a expectativa de vida aumentada em quatro anos. Já para os que são ativos há mais tempo, que praticam pelo menos 2,5 horas de esportes por semana, ao adicionarem apenas meia hora a mais por semana, podem ganhar 1,7 ano de vida além do esperado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) são necessários 150 minutos semanais ou 20 minutos diários de atividades leves ou moderadas para garantir o bem-estar. Para os fãs de esportes mais intensos, esse número cai para 75 minutos a cada sete dias ou 10 minutos diários. No Brasil, o Ministério da Saúde já apontou que três a cada 100 mortes registradas acontecem por conta do sedentarismo. A informação é de 2017, do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM).