STJD muda resultado da etapa de Goiânia da Stock Car
A primeira etapa da Stock Car ganhou um novo resultado nesta quinta-feira (20). O Superior Tribunal de Justiça Despportiva (STJD) aceitou os recursos de Daniel Serra, Bruno Baptista, Guilherme Salas e Lucas Foresti, que foram punidos na corrida 2 da rodada dupla que abriu a temporada 2021, em Goiânia (GO), no último mês de abril. Assim, os quatro competidores tiveram suas penalizações retiradas, o que mudou a classificação do campeonato.
Os quatro foram punidos por supostamente terem ultrapassado Átila Abreu em regime de bandeira amarela. Assim, Serra avançou para a quarta posição da corrida. Baptista pulou para a quinta posição, Salas, subiu para sexto, e Foresti ficou com a décima posição.
Outros cinco pilotos também foram penalizados pelo mesmo motivo: Denis Navarro, Thiago Camilo, César Ramos, Cacá Bueno e Rafael Suzuki. Porém, como eles não entraram com recurso, não tiveram o resultado revertido, nem podem mais recorrer do resultado.
Ainda segundo a Vicar, promotora da Stock Car, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) emitirá a nova classificação do campeonato em breve.
Confira a nota da CBA:
Em Sessão Virtual de Instrução e Julgamento, realizada nesta quarta-feira, 19.05.2021, a Comissão Disciplinar do Tribunal Superior de Justiça Desportiva do Automobilismo deu provimento aos recursos dos pilotos Bruno Baptista (Processo 08/2021-CD), Daniel Serra (Processo 09/2021-CD), Lucas Foresti (Processo 11/2021-CD) e Guilherme Salas (Processo 11/2021-CD).
Por decisão dos Comissários Desportivos da CBA, os competidores foram punidos com acréscimo de 5s por ultrapassagem sob bandeira amarela, quando da intervenção do Safety Car, durante a segunda prova da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizada no dia 25.04.2021, em Goiânia (GO).
“Após os debates, por Unanimidade, foram Conhecidos os Recursos que constam na presente Pauta, e no mérito, DADO PROVIMENTO, para anular as punições impostas de 5s aos pilotos Recorrentes e restabelecer suas posições alcançadas em pista”, determinou a Comissão Disciplinar. Cabe recurso.
Nesse sentido, o resultado da prova 2 e a classificação do campeonato passam por alteração, de acordo com o seguinte critério: de posse da ata da sessão, o CTDN encaminha a decisão para a cronometragem oficial do campeonato; esta, após a correção determinada, devolve os documentos para o CTDN, que os homologa e publica.
Os pilotos Denis Navarro, Thiago Camilo, César Ramos, Cacá Bueno e Rafael Suzuki receberam a mesma punição dos que tiveram recursos julgados ontem, entretanto, não exerceram o direito de recorrer. Dessa forma suas punições são mantidas.”