Veja fotos de Brasília durante a construção e como a capital está agora
Cidade completa 61 anos nesta 4ª Promessa de Juscelino Kubitschek Foi símbolo de desenvolvimento Hoje, é palco de decisões políticas
Brasília comemora 61 anos nesta 4ª feira (21.abr.2021). Apesar da inauguração em 21 de abril de 1960, a história da capital federal começou oficialmente em 19 de setembro de 1956, quando o então presidente Juscelino Kubitschek assinou o documento de sanção da Lei 2.874 de 1956, que determinou a mudança de local e a construção da nova capital federal –antes localizada no Rio de Janeiro (1763-1960).
Juscelino decidiu pela construção de Brasília para que fosse a síntese do seu plano de modernização do Brasil. A transferência da capital federal para o centro país já era idealizada desde o século 19 por José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como patrono da Independência do Brasil. Ele sugeriu, em 1823, a mudança com a ideia de tirar a capital do litoral para protegê-la de eventuais ataques estrangeiros. A proposta, no entanto, ficou esquecida.
Em 1955, na disputa eleitoral, Juscelino prometeu implantar um projeto de desenvolvimento e industrialização do Brasil. Em seu slogan de campanha, ele propôs avançar o Brasil “50 anos em 5”. Após eleito, a construção de Brasília foi o ato mais simbólico do seu projeto de governo.
O projeto da capital é conhecido como “plano piloto” e segue os planos urbanístico de Lúcio Costa (1902-1988) e arquitetônico de Oscar Niemeyer (1907-2012). Os edifícios mais complexos e audaciosos seguiram os projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo.
Vista de cima, a cidade é comumente descrita como um avião. Mas, nos planos de Lúcio Costa a ideia era que parecesse com o sinal da Cruz, dois eixos que se cruzam. Um deles é levemente inclinado e são as ruas que levam às áreas residenciais –Asa Sul e Asa Norte.
O outro é reto. Representa o Eixo Monumental, onde ficam a Torre de TV, a rodoviária da cidade, a Catedral e os prédios públicos.
No fim, estão os monumentos sede dos Três Poderes da República: Judiciário com o STF (Supremo Tribunal Federal), Legislativo com o Congresso Nacional e o Executivo com o Palácio do Planalto.
Em 1987, Brasília recebeu da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi o 1º bem cultural contemporâneo a entrar na lista e está no mesmo patamar de importância de monumentos como as Pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China, o Centro Histórico de Roma e o Palácio de Versalhes.
RUAS DE BRASÍLIA
Brasília é composta pelo Eixo Monumental, uma longa avenida que se localiza no centro do Plano Piloto. Faz a ligação da Rodoviária de Brasília, edifícios dos ministérios e a Praça dos Três Poderes. O projeto foi criado por Lúcio Costa.
Há ainda o Eixo Sul e Norte, que ligam a área central e política da capital às Asas Sul e Norte.
Como são o Eixo Sul e Eixo Norte hoje:
A capital federal também é famosa pelas “tesourinhas”, vias em curva que formam pequenos viadutos ligando os eixos às quadras residenciais.
A capital federal também é famosa pelas “tesourinhas”, vias em curva que formam pequenos viadutos ligando os eixos às quadras residenciais.
PALÁCIO DO PLANALTO
O Palácio do Planalto, sede do Executivo Federal, também foi inaugurado em 21 de abril de 1960. Está situado na Praça dos Três Poderes em Brasília e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital. A obra foi projetada por Oscar Niemeyer.
Veja alguns dos registros do Planalto feitos pelo repórter fotográfico do Poder360 Sérgio Lima:
CONGRESSO NACIONAL
O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do Poder Legislativo, quais sejam, elaborar, aprovar leis e fiscalizar o Estado brasileiro com o auxílio do TCU (Tribunal de Contas da União). O Congresso Nacional é onde são debatidas as principais decisões do país.
Ele é composto por duas Casas: o Senado Federal, integrado por 81 senadores, que representam as 27 unidades federativas; e a Câmara dos Deputados, integrada por 513 deputados federais, que representam o povo.
Veja alguns dos registros do Congresso feitos pelo repórter fotográfico do Poder360 Sérgio Lima:
CATEDRAL DE BRASÍLIA
A catedral de Brasília foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. É a sede da Arquidiocese de Brasília e foi o 1º monumento criado na capital.
Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958 e a estrutura foi terminada em 21 de abril de 1960. Apenas as colunas de concreto visíveis acima do solo estavam prontas.
Depois que o mandato presidencial de Juscelino Kubitschek terminou, o grande impulso para terminar muitas estruturas de Brasília também cessou. Os governos sucessores não forneceram fundos para o projeto e o edifício foi entregue à Igreja Católica para ser concluído.
Veja alguns dos registros da Catedral feitos pelo repórter fotográfico do Poder360 Sérgio Lima:
REGIÕES ADMINISTRATIVAS
Para abrigar os trabalhadores que construíam a cidade, acampamentos e mini cidades iam surgindo ao redor da capital. O 1º deles foi chamado de Cidade Livre e hoje é conhecido como Núcleo Bandeirante. Trata-se de uma das 31 regiões administrativas que compõe o Distrito Federal.
As regiões administrativas tem administradores escolhidos pelo governador do Distrito Federal e abrigam hoje mais de 3 milhões de habitantes.
As cidades de Brasília obtiveram nos últimos anos investimentos do governo do Distrito Federal na arborização.