Papa Francisco presta homenagem a Príncipe Philip em carta à Rainha e elogia “devoção do Duque ao casamento e à família”
A rainha e o duque de Edimburgo encontraram o papa pela primeira vez durante uma visita de um dia ao Vaticano em Roma, Itália, em 2014
O Papa Francisco hoje prestou homenagem ao Príncipe Philip e o elogiou por seu “registro ilustre” de serviço público e sua devoção ao casamento e à família. O líder da Igreja Católica disse que ficou “triste” ao saber da morte do príncipe Philip na sexta-feira aos 99 anos e ofereceu suas “sinceras condolências” a Sua Majestade e à família real em um telegrama enviado pelo secretário de Estado do Vaticano.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Vatican News, a homenagem dizia: “Triste ao saber da morte de seu marido, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, Sua Santidade o Papa Francisco oferece as mais sinceras condolências a Vossa Majestade e aos membros da família real. Relembrando a devoção do Príncipe Philip ao seu casamento e família, seu registro ilustre de serviço público e seu compromisso com a educação e promoção das gerações futuras, Sua Santidade o recomenda ao amor misericordioso de Cristo nosso Redentor”.
“Sobre você e sobre todos os que lamentam sua perda na esperança segura da ressurreição, o Santo Padre invoca as bênçãos de consolação e paz do Senhor”, completa a mensagem. A rainha e o duque de Edimburgo encontraram o papa pela primeira vez durante uma visita de um dia ao Vaticano em Roma, Itália, em 2014.
Durante a visita privada, o papa presenteou o casal real com uma esfera azul decorada com uma cruz de prata para seu bisneto, o príncipe George, então com oito meses de idade. Em troca, a rainha e o duque de Edimburgo deram ao pontífice uma cesta de comida e bebida britânica, que incluía mel produzido nos jardins do Palácio de Buckingham. O casal real também tomou chá com o papa em uma suíte do Salão de Audiências do Papa Paulo VI durante sua visita.
As condolências do papa chegam no momento em que navios de guerra da Marinha Real lideraram uma salva mundial de tiros em homenagem ao Príncipe Philip, disparando 41 tiros a mais de 40 minutos do meio-dia em uníssono com baterias em Londres, Edimburgo, Cardiff, Belfast e Gibraltar. Multidões se reuniram na Tower Bridge para assistir aos membros da Honorável Companhia de Artilharia disparar seus canhões da Torre de Londres enquanto os tiros também ecoavam pela capital vindos do quartel histórico a 11 quilômetros de Woolwich.
Pope Francis pays tribute to Prince Philip in telegram to the Queen https://t.co/hnHEkjIzic @MailOnline
— Sean Sullivan (@ReformedPsycho) April 10, 2021
Espera-se que o príncipe Philip seja velado durante um funeral particular de sua família na Capela de Saint George no próximo sábado, onde apenas 30 parentes poderão comparecer. O duque passou seus últimos dias no Castelo de Windsor com sua esposa, a quem ele chamava de Lilibet, depois de uma internação de 28 noites no hospital em meados de fevereiro devido a uma infecção e um problema cardíaco.
A Rainha anunciou a morte de seu marido ao meio-dia de ontem, quando a Union Flag foi baixada a meio mastro do lado de fora do Palácio de Buckingham, em Downing Street, e em prédios públicos em todo o Reino Unido e Commonwealth. A Família Real disse em um comunicado: “É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. Novos anúncios serão feitos oportunamente. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto pela sua perda”.