Cariocas desrespeitam decreto da Prefeitura do Rio e ocupam praias neste domingo
Flagrantes aconteceram nas praias do Leme, Leblon, Ipanema, Arpoador e Copacabana. Apenas esportes individuais estão autorizados até o dia 4 de abril, seja na areia ou no mar. Prefeitura diz que tem feito ações de fiscalização não só nas praias, mas em toda a cidade, e multado quem descumpre as regras.
O Rio de Janeiro teve neste domingo (28) desrespeito às regras da prefeitura nas praias da orla carioca. No terceiro dia da pausa emergencial para conter o avanço da Covid-19, banhistas foram flagrados na faixa de areia e no mar da Praia do Leme, Zona Sul do Rio.
A situação se repetia nas praias do Leblon, Ipanema, Arpoador e Copacabana. O decreto publicado pela administração municipal diz que apenas esportes individuais estão autorizados até o dia 4 de abril, seja na areia ou no mar.
Está autorizada, por exemplo, a prática de corrida e caminhada, com o uso de máscara. Natação e surfe também estão liberados. No entanto, banho de sol e mar estão proibidos.
As áreas de lazer das praias da Zona Sul e do Aterro do Flamengo, que acontecem tradicionalmente aos domingos e feriados, também foram proibidas.
O que diz o decreto
O Governo do Rio estabeleceu, na última quarta-feira (24), as medidas restritivas mínimas que devem ser adotadas durante o período de antecipação de feriados.
Municípios, no entanto, têm autonomia para adotar regras mais rígidas, como é o caso do Rio e de Niterói.
Entre as determinações do governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), para conter o avanço da Covid está a proibição de permanecer nas praias em todo o estado.
O que diz a prefeitura
Procurada pelo G1, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) informou que tem feito ações de fiscalização em toda a cidade e multado quem descumpre o decreto municipal.
“A Prefeitura segue realizando suas fiscalizações, não apenas nas orlas, mas em toda a cidade. No dia de hoje já realizamos operações em diversas praias da cidade, com multas empregadas a quem burlava o decreto”.
A Seop informou ainda que, desde cedo, homens da Guarda Municipal percorrem as praias do Rio – entre elas, Ipanema, Leblon, Urca, Joatinga, Barra e Recreio – e que muitos banhistas ocupam as areias após a fiscalização deixar o local.