Por conta do avanço da Covid-19, PM decide adiar para 4 de abril a aplicação da 1ª etapa do concurso para provimento de mil praças
O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Silva Neto, a representante da comissão do concurso da corporação, tenente-coronel Lorena Alfonso, e o secretário da Saúde, Edgar Tollini, anunciaram na tarde desta quinta-feira, 4, o adiamento do certame que oferta mil vagas para praças. A primeira etapa estava prevista para acontecer no dia 14 deste mês, mas o cenário da pandemia de Covid-19 no Estado adiou o planejamento.
Prova reagendada para abril
A nova data para a realização da 1ª etapa do concurso público é 4 de abril. O alto índice de infecção e a taxa de ocupação hospitalar foram as principais justificativas para o adiamento. “Sabemos que o Brasil e o Tocantins estão passando por um momento difícil, a 2ª onda da Covid-19, e pensando nisso o governador [Mauro Carlesse, DEM], em reunião com a PMTO, achou por bem adiar para o dia 4 de abril as provas. Neste intervalo, iremos monitorar o andamento [da pandemia] no Estado para saber se teremos condições [para aplicar a prova]”, disse o coronel Silva Neto.
Abertura de UTIs não é a saída
Secretário da Saúde, Edgar Tollini respaldou a decisão do Palácio Araguaia de adiar a data da primeira etapa. “A medida foi tomada com discussão, coadunando com as medidas de segurança sanitária. Com esta prova marcada para o dia 14 estaríamos correndo um risco muito grande de aumentar o número de casos. Temos absoluta consciência que esta medida foi tomada para a segurança de todos os candidatos”, disse. O gestor aproveitou a coletiva para pedir “responsabilidade social” para a população. “Não adianta bater recorde de abertura de leitos. Esta não é saída”, emendou.
Mais de 45 mil inscritos
Representante da comissão do concurso, a tenente-coronel Lorena Alfonso apresentou alguns dados sobre o certame. O primeiro foi o número de candidatos. No total, 45.815 pessoas se inscreveram, sendo 44.019 para praças, outros 1.016 para praças de saúde, e outros 680 para as vagas de músico da PMTO. A concorrência por vaga será disponibilizada ainda nesta quinta-feira, 4, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Já o edital que informará locais e horários da aplicação da prova está previsto para ser publicado no dia 24 deste mês.