Viva, nova plataforma corporativa, é lançada pela Microsoft
Com o objetivo de contornar obstáculos corporativos, a Microsoft anunciou nesta quinta-feira (4) o lançamento da Microsoft Viva, plataforma que inclui recursos direcionados a treinamentos, bem-estar e ambientação profissional – otimizados para o trabalho digital.
De acordo com a companhia, diversas ferramentas disponíveis no mercado oferecem funcionalidades semelhantes, mas, por estarem fragmentadas, acabam atrapalhando o dia a dia das empresas, que já investem cerca de US$ 300 bilhões anualmente para manterem as vantagens competitivas proporcionadas pelas soluções.
Devido a isso, complementa, diversos setores estão reavaliando suas abordagens. Sendo assim, contar com comunicação, conhecimento e aprendizado em um ambiente centralizado é o diferencial pelo qual muitos procuram, algo oferecido pela gigante com a novidade.
“Microsoft Viva é inovadora, inaugurando uma nova categoria de software empresarial que se concentra inteiramente nas necessidades diárias de funcionários”, destaca Josh Bersin, analista de pesquisa. “Ela permitirá que as empresas integrem suas ferramentas fragmentadas e as incluam sem empecilhos em seus fluxos de trabalho.”
Parcerias globais
Inicialmente, dentro do Microsoft Teams e do Microsoft 365, estão presentes o Viva Connections, dedicado à comunicação interna; o Viva Insights, para troca de ideias entre indivíduos e que fornecerá recomendações baseadas em dados a gerentes; o Viva Learning, repleto de cursos; e o Viva Topics, para organizar o conteúdo e a experiência de toda a companhia em diferentes categorias.
Todas as soluções, salienta a Microsoft, carregam o poder da inteligência artificial, além de suporte e integração com grandes nomes da indústria, a exemplo de LinkedIn, Zoom, Workday e SAP SuccessFactors, assim como Yammer, compondo o que ela chama de Plataforma de Experiência do Funcionário (EXP). Privacidade total, ressalta, é assegurada a seus usuários.
Por fim, este é o resultado de uma atuação da Microsoft com parceiros globais, cujos produtos já fazem parte da rotina do público-alvo, como Salesforce, BA Insight, Raytion e ClearPeople. Accenture, PWC e EY também fornecerão serviços de consultoria e assessoria para ajudar clientes na otimização de seus investimentos.