“A vida continua”, diz Bolsonaro sobre 200.000 mortes por coronavírus
“Muitas com covid, outras de covid” “Temos que enfrentar isso aí”
O presidente Jair Bolsonaro disse que lamenta a marca de 200 mil brasileiros mortos por covid-19, atingida nesta 5ª feira (7.jan.2021). A declaração foi feita em sua live semanal, transmitida na conta oficial do presidente, ao lado do ministro Eduardo Pazuello (Saúde).
“A gente lamenta hoje que estamos batendo aí 200.000 mortes, muitas dessas mortes com covid, outras de covid. Não temos uma linha de corte no tocante a isso aí, mas a vida continua”, disse o chefe do Executivo.
O Brasil registrou novas 1.524 mortes em 24 horas. É o 3º dia seguido que o número de vítimas diárias ultrapassa 1.000.
Esta 5ª feira é o dia com mais mortes confirmadas por covid-19. Em 29 de julho de 2020, o Ministério da Saúde registrou 1.595 novas vítimas. Contudo, o boletim acumulou 2 dias de atualizações do Estado de São Paulo, que não havia divulgado novos números no dia anterior.
“Temos que enfrentar isso aí”, disse o presidente, que voltou a criticar medidas de isolamento social recomendadas para conter a circulação do vírus.
Segundo o Ministério da Saúde, o país confirmou nesta 5ª feira mais 87.843 casos. É o maior número de diagnósticos já registrados em 1 dia. A máxima anterior era de 70.574 casos, confirmados em 16 de dezembro.
Agora, são 7.961.673 infectados no total.
“Lamentamos as mortes, a vida continua. E pedimos a Deus que abençoe nosso Brasil e abençoe o mundo, que, afinal de contas, somos filhos dele”, disse.
Antes da live, o Ministério da Saúde havia divulgado uma nota lamentando as mortes por covid-19 no Brasil.
EIS A ÍNTEGRA DA NOTA DIVULGADA PELA PASTA:
“Nesta quinta-feira, 7 de janeiro, infelizmente o Brasil chegou ao triste número de 200 mil vidas perdidas – brasileiras e brasileiros que tiveram os sonhos e projetos interrompidos pelo coronavírus. Em nome do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministério da Saúde e de todo o Governo Federal, queremos nos solidarizar com cada família que perdeu entes queridos.
Para nós, servidores do Ministério da Saúde, não é um momento só de pesar. É também momento de reflexão e de unir forças, para que todos os dias possamos trabalhar empenhados na solução dessa pandemia.
O Ministério da Saúde está trabalhando incansavelmente, acompanhando pesquisas científicas e reforçando diálogos entre o Brasil e outros países para garantir vacinas seguras e eficazes à população.
É importante ressaltar que é a força de cada um dos profissionais de saúde – como médicos, enfermeiros, cuidadores, técnicos e demais profissionais – que fazem o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionar. Pelo empenho desses profissionais e pelo sacerdócio a que se submetem diariamente no trabalho de salvar vidas, o Ministério da Saúde faz aqui o seu mais elevado agradecimento e reconhecimento, pois foram eles que já salvaram mais de 7 milhões de vidas no Brasil, hoje recuperadas e de volta aos seus lares e às rotinas de trabalho.
Com a união de todos os setores, como empresas aéreas, forças armadas, empresas do setor privado, público, e de todo o Governo Federal, bem como de voluntários que se colocam todos os dias disponíveis para continuar a salvar mais vidas, o Ministério da Saúde prepara o lançamento da maior campanha de vacinação para combate ao coronavírus, a fim de evitar a perda de mais vidas.
Brasil imunizado. Somos uma nação!
Ministério da Saúde
Governo Federal”