Prefeitura divulga prazos para transferências e matrícula de alunos novatos na rede municipal de Palmas
Todos os procedimentos serão feitos pelo Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SimPalmas). O ano letivo de 2021 terá início em 2 de fevereiro no formato híbrido.
Começa nesta quinta-feira (7) o prazo para transferência de alunos entre as escolas da rede municipal de ensino de Palmas. Os pais e responsáveis terão até o próximo sábado (9) para fazer a solicitação pelo Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SimPalmas). O ano letivo de 2021 terá início em 2 de fevereiro no formato híbrido.
O prazo para solicitação de matrículas para alunos novatos será entre os dias 13 e 15 de janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a matrícula de novos alunos ocorre por último porque é preciso concluir a renovação dos veteranos para definir a quantidade de vagas disponíveis.
A lista de classificação dos alunos novatos e a efetivação das matriculas estão programadas para ocorrer entre os dias 19 e 22 de janeiro.
Matrículas online
A renovação e efetivação de novas matrículas nas escolas municipais seguem as diretrizes da plataforma SimPalmas. Os interessados em concorrer a uma vaga em uma das 76 unidades educacionais da rede deverão fazer o cadastro no sistema. Também é possível saber a disponibilidade de vagas por unidade e a classificação do aluno na lista de espera.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) por meio do telefone 3212-7510.
Ano letivo
As aulas presenciais no município foram suspensas em março de 2020 por causa da pandemia e o retorno está previsto para 2 de fevereiro de 2021. De acordo com a Semed, inicialmente as escolas receberão 25% dos estudantes em sala por dia.
Durante a pandemia os estudantes da rede municipal receberam atividades por meio da ferramenta Palmas Home School, ou por retirada e devolução nas escolas, além de terem aulas exibidas pela televisão.
No fim de 2020 a Secretaria Municipal de Educação decidiu aprovar todos os estudantes da rede municipal no ano letivo de 2020. Ficaram de fora da medida apenas os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os que foram considerados em situação de abandono.
O texto instituiu um regime de progressão continuada. Com isso, no início do ano letivo de 2021, as unidades escolares deverão realizar avaliação diagnóstica a fim de identificar aqueles estudantes que tenham progredido de série sem desenvolver as aprendizagens essenciais previstas.
Ainda segundo a portaria, as equipes escolares também deverão elaborar um plano de apoio à recuperação da aprendizagem para cada um dos estudantes que tenham sido aprovados sem desenvolver as competências necessárias.