EUA: prefeita de Washington decreta toque de recolher após invasão do Capitólio
WASHINGTON, 6 JAN (ANSA) – A prefeita de Washington, capital dos Estados Unidos, decretou toque de recolher a partir das 18h (horário local) desta quarta-feira (6) até às 6h da manhã seguinte, após uma multidão a favor do presidente Donald Trump invadir o Capitólio, sede do Congresso americano.
O tumulto foi registrado enquanto os congressistas realizavam a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral para as eleições presidenciais. “Durante o horário do toque de recolher, nenhuma pessoa, exceto as designadas pela prefeita [Muriel Bowser], deve caminhar, andar de bicicleta, correr, circular e andar de carro ou qualquer outro meio de transporte em qualquer rua, beco, parque ou lugares públicos dentro do distrito”, diz o comunicado oficial.
Segundo a prefeitura, o toque de recolher imposto “não se aplica aos trabalhadores essenciais, incluindo profissionais da mídia com credenciais emitidas pelos veículos de imprensa, quando estiverem desempenhando funções essenciais, incluindo viagens de ida e volta para o trabalho”.
Para tentar conter os manifestantes, a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, solicitou a intervenção da Guarda Nacional. No entanto, o Pentágono negou o pedido, de acordo com o jornal “Washington Post”.