Invasão do Capitólio é destaque na imprensa internacional; jornal alega que Trump “incendiou” apoiadores
Em todo o mundo, a invasão do Congresso dos Estados Unidos por apoiadores de Donald Trump é destaque na imprensa. Os eleitores do republicano invadiram o Capitólio, sede do Congresso, que realizada a certificação de Joe Biden como presidente eleito do país.
As imagens de apoiadores de Trump invadindo o Capitólio estão nas capas de diversos jornais internacionais, com o Le Monde, da França. “Estados Unidos: apoiadores de Donald Trump entram no Congresso, certificação presidencial suspensa”, destaca a publicação francesa.
O Le Monde chamou a invasão de “demonstração de força” de apoiadores de Trump.
Já o Corriere Dela Serra, da Itália, ressaltou que o próprio Donald Trump “incendiou seus partidários ao proclamar Biden pela enésiva vez ‘presidente ilegítimo’”. Na manhã desta quarta-feira, 6, em Washington, o presidente discursou para seus apoiadores.
O jornal italiano ainda destacou que Mike Pence, vice-presidente, teve de ser escoltado para fora do edifício do Congresso. Pence não aceitou o pedido de Trump para impedir a vitória de Biden.
A invasão do Capitólio ainda foi destaque na Deutch Welle, da Alemanha, falou sobre a violência dos manifestantes, assim como o El País, da Espanha. Já o britânico The Guardian destacou a fala do senador republicano Mitch McCornell, que afirmou que há uma “espiral da morte” da democracia nos Estados Unidos.
O jornal Clarín, da Argentina, classificou a situação como de “máxima tensão” nos Estados Unidos e destacou os embates entre militantes trumpistas e policiais.